Na quinta-feira, 13 de março, o Conviva Educação realizou uma videoconferência para apresentar os resultados da "Escuta ativa de educação de Povos e Comunidades Tradicionais na Amazônia". A pesquisa, conduzida pela Flacso Brasil, investigou dois problemas interligados entre os estudantes da região amazônica: as dificuldades de aprendizagem e a evasão escolar, ambos agravados pela pandemia de Covid-19. Estudos apontaram que, além da pandemia, o ambiente escolar – frequentemente marcado por discriminação e violência – também contribuiu significativamente para o abandono escolar, especialmente entre adolescentes.
Diante disso, a iniciativa explorou, ao longo de 2024, a relação entre os conceitos de educação integral e aprendizagem socioemocional no contexto amazônico, respeitando suas especificidades culturais. O objetivo foi compreender como os povos e comunidades tradicionais da região elaboram e implementam estratégias que contribuem para a melhoria da qualidade da educação ofertada.
Durante a videoconferência, foram apresentados os resultados da escuta e discutidas questões relacionadas à temática.