Termina nesta quarta-feira, 31 de julho, o prazo para adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para aderir, o(a) Dirigente Municipal de Educação deve acessar o Simec e assinar o termo. Confira o recado de Cláudia Borges Costa, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC), com convite à adesão!
A iniciativa do Ministério da Educação será realizada em regime de colaboração com estados e municípios e prevê estratégias para apoiar os entes federados a ofertarem mais vagas de EJA, além de estimular esse público a voltar para a escola e permanecer em sala de aula por meio de ações de assistência estudantil e repasse de recursos às redes de ensino.
A expectativa é que o investimento de mais de R$ 4 bilhões, gere ao longo de quatro anos, 3,3 milhões de novas matrículas da EJA e de sua oferta integrada à educação profissional. O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), criado em 2003, também será retomado, com a oferta de 900 mil vagas para estudantes e de 60 mil bolsas para educadores populares.