Carregando

Escolha das obras do PNLD Literário deve começar em outubro

28/09/2018 | Undime com informações do FNDE / Foto: FreePik

Escolas brasileiras poderão, pela primeira vez, selecionar as obras literárias que usarão durante o ano letivo. Via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério da Educação (MEC) anunciou esta semana que a escolha das obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático Literário 2018 está prevista para ocorrer na primeira quinzena de outubro.

A seleção será destinada às escolas com educação infantil (creche e pré-escola), anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e ensino médio registradas no Censo Escolar de 2017, cuja rede de ensino tenha aderido formalmente ao Programa. As instituições federais e as redes municipais e estaduais de ensino que ainda não aderiram às obras literárias terão até a véspera da abertura do sistema, para registro da escolha e formalização da adesão no sistema PDDE Interativo. 

Também participam da escolha as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público que atendam a educação infantil oferecida em creches para crianças de até 3 (três) anos. As entidades que já aderiram ao Programa, não precisam solicitar nova adesão. 

Para a creche, pré-escola e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental a escolha será de acervos para sala de aula. Já para o 4º e 5º ano do ensino fundamental e para o ensino médio a escolha será de acervos para a biblioteca e de dois livros para cada aluno. As obras serão devolvidas às escolas depois do período de um ano para reutilização.

Durante o período de registro da escolha não será permitido o acesso de representantes de editoras nas dependências da escola e os diretores devem manter sigilo sobre os dados de acesso ao sistema PDDE Interativo.

O FNDE promete divulgar o Guia das obras selecionadas, habilitando a consulta a partir deste link. Saiba mais em Orientações gerais escolha do PNLD 2018 Literário.

 

Título original: Escolha das obras do PNLD Literário deve começar na primeira quinzena de outubro