A fluência e a precisão na capacidade de leitura de alunos da educação básica brasileira serão avaliadas pela primeira vez a partir do Programa Mais Alfabetização (PMAlfa). Implementado de maneira piloto e voluntária, o teste espera criar um retrato do aprendizado alcançado por 54 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental, a fim de produzir informações sobre a dimensão do aprendizado do idioma materno.
A partir da ampliação dos modelos das avaliações atuais, o Mais Alfabetização ainda pretende criar um instrumento pedagógico de diagnóstico para as escolas do país, capaz de auxiliar no desenho de ações pedagógicas para melhoria do ensino, ajudando escolas a desenvolverem uma rotina de monitoramento de aprendizagem da fluência do idioma.
Para participar
Para participar da ação, secretarias de educação e suas escolas deverão manifestar interesse na aplicação do teste no Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica do PMAlfa entre os dias 24 de setembro e 14 de outubro. Em parceria com o Centro de Avaliação de Políticas Públicas da Universidade de Juiz de Fora/ MG (CAEd/UFJF), a pasta realizará um sorteio no dia 19 de outubro para definir as unidades selecionadas.
A expectativa é alcançar 2 mil alunos em cada unidade federativa do país. A execução do teste em 2018 deverá definir se o projeto poderá ser ampliado para mais alunos em 2019.
Como será
A avaliação será individual, em caráter amostral, e realizada por meio de aplicativo próprio, adequado a smartphones ou tablets, sem necessidade de acesso à internet.
Qualquer escola participante do programa poderá aderir ao sorteio, observados critérios como tamanho da unidade escolar e do município, além da colocação no Índice do Nível Socioeconômico, de acordo com a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, MEC deverá observar, ainda, a disposição em auxiliar a execução do projeto e a capacidade de compartilhamento do aprendizado e de colaboração com a secretaria de educação durante todas as etapas.
Quando acontece
De acordo com o cronograma do MEC, a aplicação da avaliação será realizada entre os dias 29 de outubro e 16 de novembro, após o cadastro e seleção de aplicadores, definidos pelas escolas, conforme orientações das secretarias. A correção ocorrerá no período de 30 de outubro a 30 de novembro e a divulgação dos resultados, no dia 14 de dezembro de 2018.
O PMAlfa
Criado por meio da Portaria MEC n º 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, cumprindo critérios estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para promover o fortalecimento da gestão das secretarias de educação e das unidades escolares e do monitoramento processual da aprendizagem, promoverá, além da avaliação da fluência em leitura, a implementação de três avaliações previstas de leitura, escrita e matemática.
O Ofício nº 13/2018, com mais informações a respeito da avaliação, pode ser visualizado aqui.
Título original: PMAlfa vai avaliar fluência em leitura de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental