Uma nova reunião do Fórum Nacional de Educação (FNE) discutiu na terça-feira (18), o sistema de relatoria, lançado em 2010 pelo Ministério da Educação. O foco foi informar a todos os membros qual é a dinâmica do sistema de relatoria.
“Vários estados já fizeram as conferências e agora é um momento dos demais alimentarem suas sugestões. Este é o sistema que viabiliza e materializa as considerações no documento referência”, afirmou a coordenadora do Fórum, Maria Ester Galvão.
O sistema de relatoria é uma plataforma onde os membros do FNE fazem suas considerações sobre educação, contribuindo para o aprimoramento do documento referência. Este texto orienta as discussões que são realizadas nas conferências estaduais de educação. Pela plataforma é possível fazer inclusões e substituições no documento original de forma detalhada e identificada.
Documento Referência
O documento referência possui oito eixos que estão diretamente ligados às questões educativas, previstas no Plano Nacional de Educação (PNE).
A coordenadora falou também sobre os estados que ainda não fizeram suas conferências, o que impossibilita a participação de todos na Conferência Nacional de Educação (Conae), que ocorre em novembro, entre os dias 21 e 23, em Brasília. “A força tarefa do fórum está aqui também para interceder e viabilizar as conferências estaduais, garantindo a participação de todos na nacional”, afirmou Ester.
Estas reuniões antecedem a Conae. É a partir delas que a coordenadora do Fórum, Maria Ester, valida os delegados que irão participar da Conferência Nacional da Educação.
Carlos Lenuzza, responsável pela Diretoria de Educação a Distância (DED) e atualmente presidente de monitoramento e sistematização do FNE, ressalta a participação da CAPES: “Participamos ativamente do Fórum desde a sua reconfiguração. A gente reconhece a importância desse espaço democrático de convívio entre as instituições de Estado com as instituições da comunidade civil organizada”.
Fórum Nacional de Educação
Instituído em 2010, o FNE congrega atualmente 43 representantes dos setores empresarial, governamental e da sociedade civil. O fórum participa do processo de concepção, implementação e avaliação de políticas públicas de educação.