Carregando

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos currículos

19/09/2018 | Conviva Educação

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas são um acordo internacional com 17 objetivos para serem atingidas até 2030 – entre eles, há um específico sobre educação. Eles indicam quais direitos necessários para uma vida sustentável, como direito à educação e igualdade de gênero, e as condições para que eles sejam possíveis, como redução da fome e das desigualdades.

A responsabilidade de secretarias e escolas para o alcance desses objetivos é grande. Rebeca Otero Gomes, coordenadora do setor de educação da Unesco no Brasil, afirma na entrevista abaixo que os ODS só se tornarão realidade se forem incorporados aos currículos dos municípios e estados, e se houver acompanhamento do trabalho em sala de aula. Abaixo, leia a entrevista na íntegra, assista aos vídeos e saiba como contribuir:

 

Os estados e municípios estão elaborando seus currículos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por que incorporar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nesses documentos?

Rebeca – Neste momento de elaboração ou ajuste dos currículos a partir das orientações da BNCC, os ODS devem ser levados em conta por sua relevância: eles favorecem o cumprimento de direitos humanos fundamentais, o trabalho interdisciplinar e transversal, e permitem a relação com os objetivos de aprendizagem.

 

De que forma essa construção desse ser realizada?

Rebeca – A elaboração do currículo deve ocorrer com a participação da comunidade escolar – e não ser um processo exclusivo da secretaria. Os envolvidos devem conhecer os conceitos que permeiam os 17 objetivos que compõem os ODS, como agricultura sustentável, igualdade de gênero, energia limpa e acessível, infraestrutura relacionada à inovação da indústria ou erradicação da pobreza.

No momento de elaborar o currículo, as equipes devem relacionar os objetivos de aprendizagem da BNCC com os ODS, verificar o que já tem sido feito atualmente no município, o que deve ser mantido ou incrementado no trabalho atual. É também importante que as propostas sejam incorporadas nas diversas disciplinas, mantendo a coerência de abordagem também ao longo dos anos.

 

Quais os passos seguintes?

Rebeca – Com o currículo pronto, é essencial a adaptação dos projetos político-pedagógicos e a formação dos professores para que as orientações façam parte da rotina. Em seguida, as secretarias podem encabeçar o acompanhamento do que está sendo realizado de fato nas salas de aula. Ao verificar as boas práticas, é possível promover uma troca de experiências entre escolas e municípios. As dúvidas e desafios também precisam ser explicitados coletivamente para que todos possam crescer e encontrar apoio.

 

Como a Unesco pode colaborar com os municípios na incorporação dos ODS nos currículos e na formação dos educadores?

Rebeca – A publicação “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem” (disponível na Biblioteca do Conviva neste link) elaborada pela Unesco é um material de apoio na construção dos currículos. Ele porque mostra as competências-chave necessárias para se alcançar a sustentabilidade, como antecipatória, normativa, estratégica, de colaboração, pensamento crítico, autoconhecimento, resolução de problemas integrados e pensamento sistêmico. O documento também indica exemplos de objetivos de aprendizagem nas áreas cognitivas, comportamental e sócio emocional nos diferentes ODS.

Também indico que as secretarias interessadas em apoio para elaboração do currículo ou formação podem entrar em contato conosco pelo e-mail brasilia@unesco.org ou pelo telefone (61) 2106-3500 e pedir pelo setor de educação.

 

Para saber mais:

Segundo Rebeca, da Unesco, a secretaria municipal de educação de São Paulo já incorporou os ODS no documento curricular. O documento, disponível aqui, pode ser utilizado por outras secretarias na íntegra ou adaptado. Veja o depoimento de Wagner Barbosa de Lima Palanch, diretor do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação da capital paulista.

 

No vídeo abaixo, saiba mais sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, principalmente sobre o relacionado à educação: