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UNICEF lança plataforma de combate à distorção idade-série no Brasil

22/08/2018 | Undime

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, lançou, na última sexta-feira (17), a plataforma Trajetórias do Sucesso Escolar, ferramenta digital que pretende auxiliar municípios brasileiros a reverter os índices de distorção idade-série em escolas da rede pública do país. Lançado durante o 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (7º FNEx), em Recife (PE), a iniciativa foi apresentada pelo Chefe da Área de Educação da UNICEF no Brasil, Ítalo Dutra.

Fundamentada no Regime de Colaboração entre Estados e Municípios, a proposta do Trajetórias é constituir uma grande rede de superação do fracasso escolar e enfrentamento da distorção idade-série em uma plataforma digital que disponibiliza um mapa com dados de escolaridade dos ensinos médio e fundamental. Buscando o fortalecimento da política no território nacional, a ferramenta pretende identificar boas práticas na área e fomentar ações a partir do planejamento, diagnóstico do acompanhamento e avaliação de alunos, em parceria com a sociedade civil, e o desenvolvimento de medidas de sensibilização de estudantes e professores.

Citando dados do Censo Escolar 2017, Ítalo Dutra recordou que apenas nas redes públicas municipais e estaduais, o Brasil somou mais de 1,7 milhão de estudantes com dois anos ou mais anos de atraso escola nos anos iniciais e quase 3 milhões de alunos nos anos finais do ensino fundamental e mais de 2 milhões de alunos este tipo de atraso no ensino médio, resultando em 14% e 29% de taxas de distorção idade-série em cada uma das etapas, respectivamente.

“Muitos são os fatores que levam crianças a não terem sucesso no ambiente escolar. Precisamos pensar em políticas que tragam estas crianças de volta para escola e estas tenham sucesso”, afirmou.  “Estamos construindo uma estratégia que combata o insucesso e de fracasso escolar, a partir de um conjunto de recomendações, estruturadas a partir da ótica de que não é possível enfrentar o fracasso escolar sem que o território inteiro esteja envolvido”, defendeu.

Estruturada em âmbito mundial, Dutra lembrou que a iniciativa Trajetórias do Sucesso Escolar vem fortalecer ações já em execução no país, a exemplo do Busca Ativa Escolar, plataforma gratuita que ajuda, atualmente, mais de 2 mil municípios brasileiros a combater a exclusão escolar.

A Palestra contou com a coordenação do DME de Jerônimo Monteiro (ES) e Presidente da Undime Espírito Santo, Vilmar Lugão.

Para saber mais sobre o funcionamento e como aderir, basta acessar o site http://trajetoriaescolar.org.br/

O Fórum

A sétima edição do evento debateu, entre os dias 14 e 17 de agosto, em Recife (PE), “O Direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”. Dividido entre mesas-redondas, conferências e oficinas, o Fórum ainda estimulou o debate em torno de assuntos como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Financiamento da educação.

Ao final do 7º FNEx, a Undime aprovou uma Carta, elaborada em conjunto com os 1.500 participantes do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, representantes de quase mil municípios brasileiros