Carregando

Prazo para responder pesquisa que avalia transporte escolar do Brasil foi prorrogado para 31 de agosto

22/08/2018 | FNDE

O prazo para responder à pesquisa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre transporte escolar rural, que se encerrava no dia 15,  foi prorrogado para 31 de agosto. O anúncio foi feito pelo presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, na mesa de debate “ Políticas e Programas para garantir o direito à educação, ao acesso, à permanência e à aprendizagem” no 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (7º FNEx), que acontece essa semana em Recife.

Pinheiro frisou a necessidade de que todos  participem deste processo de avaliação. “Garantir o acesso à educação também é garantir que os estudantes tenham boas condições de transporte para chegar até a escola. Nesse sentido, fazemos essa chamada a todos os gestores para que respondam à pesquisa e, assim, possamos encontrar caminhos que melhorem e otimizem cada vez mais os programas Caminho da Escola e o PNATE”, conclui. 

Promovida em parceria com o Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar (Cecate), da Universidade Federal de Goiás (UFG), a pesquisa tem como objetivos principais conhecer os desafios do transporte escolar rural no país e aprimorar o acesso dos mais de 4,5 milhões de estudantes que residem ou estudam no campo.

Para isso, os questionários buscam avaliar os dois programas gerenciados pelo FNDE, o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). São perguntas sobre qualidade e durabilidade dos veículos, facilidade de acesso dos estudantes, segurança, entre outras questões relacionadas ao transporte escolar rural.

Os formulários, segmentados por público-alvo, ficarão disponíveis até o dia 31 de agosto nos links abaixo:

http://www.wikiportes.com.br/pesquisa(gestores);

http://www.wikiportes.com.br/diretores(diretores);

http://www.wikiportes.com.br/cacs(conselheiros de controle social do Fundeb).