Carregando

Formação de professores é destaque no 7º FNEx

21/08/2018 | Undime / Fotos: Undime

A experiência norte-americana na formação de educadores foi destaque do segundo dia de debates do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (7º FNEx) em Recife (PE). Durante a Conferência, na tarde da quarta-feira (15), a professora da Universidade de Sacramento, no Estado da Califórnia, Pia Wong, apresentou ideias que podem inspirar novas formas de promover a capacitação de docentes, formando-os para um novo modelo educacional.

Com a bagagem trazida dos Estados Unidos e experiência vivenciada na condução de mais de 30 mil alunos, ela conhece com profundidade exemplos motivadores. “A Finlândia é um dos lugares onde mais se valoriza os professores nas universidades. Antes de encararem o mundo do trabalho, os profissionais passam muito tempo em sala de aula, entendendo como se dá a prática do ensino”, explicou.

A Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Kátia Smole, destacou que a formação exige um olhar sistêmico, cuidadoso e acolhedor com aqueles que chegam à escola. “Precisamos receber melhor o professor que ingressa na unidade de ensino, fazer com que se sinta valorizado. É necessário pensar quem é esse profissional que, no futuro, vai ensinar nossos filhos e netos”, disse.

Para o coordenador da mesa, o Dirigente Municipal de Educação de Goiânia e Presidente da Undime Goiás, Marcelo Ferreira da Costa, é preciso, cada vez mais, investir na melhoria das metodologias de ensino, compreender como o professor aprende para, consequentemente, ensinar melhor. “Nós já entendemos a necessidade de formar bem o mestre. O que temos que nos dedicar com afinco, agora, é com as ferramentas e os atores que trabalham nesta preparação. Tenho certeza que, com o apoio da Undime, com o apoio oferecido aos dirigentes municipais, nós avançaremos o ensino no Brasil”.

O Fórum

O 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado pela Undime, em Recife, termina nesta sexta-feira (17). Na programação, mesas-redondas, conferência e oficinas debatem a implementação da Base Nacional Comum Curricular, Trajetórias de Sucesso Escolar e Financiamento da educação. 

A sétima edição do evento tem como tema “O Direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”. Ao final do 7º FNEx, a Undime aprovará a Carta do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação.