Carregando

Busca Ativa Escolar vai usar dados do Censo Escolar no combate à exclusão escolar

12/07/2018 |  Undime

Uma nova funcionalidade da Busca Ativa Escolar vai permitir que Secretarias Municipais de Educação possam localizar casos de evasão escolar a partir dos dados dos Censos Escolares. Disponibilizada esta semana, a solução é resultado da parceria firmada entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e entidades mantenedoras da Plataforma.

Criada para permitir a identificação de crianças e adolescentes que tenham evadido ou abandonado a escola de forma mais rápida, a solução tecnológica fará o cruzamento de informações mapeadas pelo Educacenso, utilizando, inicialmente, os resultados dos levantamentos realizados nos anos de 2016 e 2017. A expectativa é que o recurso traga maior agilidade na identificação de casos e apoie Secretarias na construção de estratégias para reverter os índices de evasão escolar e no retorno de alunos às salas de aula.

Para apoiar usuários no uso da interface, um Guia com todas as orientações necessárias foi disponibilizado no site da Plataforma Busca Ativa.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Instituto TIM.

Censo Escolar

Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é o maior levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de escolas públicas e privadas do país. O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.