Carregando

PNLD 2021 é pauta de reunião no MEC

04/06/2018 | Undime

A Undime participou na manhã da quinta-feira, 24 de maio, de reunião técnica no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para debater o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, referente ao Ensino Médio.

A reunião contou com a participação do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva; da secretária de Educação Básica interina, Renilda Peres de Lima; do diretor de Ações Educacionais do FNDE, José Fernando Uchoa Costa Neto; do conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Ivan Cláudio Pereira Siqueira; e de representantes do Consed, da Undime e de editoras. A Undime foi representada pela vice-presidente da seccional Paraná e Dirigente Municipal de Educação de Cascavel (PR), Márcia Baldini.

O encontro teve por objetivo apresentar a proposta de organização do novo livro didático já pensando na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para essa etapa da educação. No que se refere à parte comum, ela deve ser organizada por área do conhecimento e mobilizar todas as habilidades da área. No que diz respeito à parte flexível a proposta é trabalhar por meio de coletâneas organizadas por área do conhecimento e coletâneas com fascículos que tratam das unidades.

Na oportunidade, a secretária de Educação Básica apresentou ainda a proposta de critérios de classificação das obras aprovadas no PNLD 2020, referente ao Ensino Fundamental anos finais. O objetivo dos novos critérios apresentados é reconhecer o investimento na produção de livros de qualidade; informar aos professores sobre as características especificas das obras, entre outros.

Na ocasião, o MEC escutou os participantes com intuito de aprimorar as propostas. A representante da Undime solicitou que o MEC pense em algum aporte financeiro para material regional para história e geografia, por exemplo. Isso porque, o município de Cascavel (PR), o qual ela é dirigente, já está trabalhando nessa perspectiva. Ponderou ainda a possibilidade do ministério publicar edital para a parte diversificada.