Carregando

Pernambuco e Espírito Santo promovem fórum estaduais

10/05/2018 | Undime

A Undime Pernambuco realiza o Fórum Extraordinário da seccional nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10 de maio, em Recife. O evento é voltado exclusivamente para dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias de educação de todo o estado. Participam 202 pessoas, de 144 municípios. Com o tema "Educação Municipal em tempos de desafios - da garantia de direitos aos resultados pela aprendizagem significativa: caminhos para a eficiência na gestão", o fórum está organizado em palestras e mesas redondas, que abordarão: a superação dos desafios na gestão pública da educação; gestão de pessoas; gestão financeira; estratégias de implementação e construção da proposta da BNCC; e a garantia de direitos a aprendizagem significativa.

A Undime Espírito Santo também realiza nesta quarta e quinta-feira (9 e 10 de maio), a 14ª edição do Fórum Estadual Extraordinário da seccional. O evento acontece na capital Vitória e conta com aproximadamente 200 participantes, entre dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias. O tema que pauta as discussões é: "Gestão administrativa e pedagógica por uma educação de qualidade".

A partir disso, são realizadas discussões sobre: regime de colaboração; enfrentamento da exclusão escolar; prestações de contas dos programas federais; Programa Bolsa Família; Censo Escolar e Conviva Educação; Plano Nacional de Educação (PNE) e a valorização dos profissionais da educação; e a política de Inovação Educação Conectada. Além disso, no evento será realizado o lançamento do Programa Gestão para a Educação Municipal (GEM), cujo objetivo é apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos no processo de implementação de políticas educacionais. Haverá também oficina sobre prestação de contas (Obras/ PAR) com técnicos do FNDE e atendimento institucional para esclarecer outras dúvidas.