Carregando

Lideranças indígenas falam sobre a infância em aldeia do Xingu no próximo “Diálogos do Brincar”

03/05/2018 | Assessoria de Comunicação do Instituto Alana

Na aldeia Tuba-Tuba, no Parque Indígena do Xingu (MT), a vida corre em perfeita sintonia com a natureza. Desde a mais tenra idade, os Yudja preparam-se para os desafios futuros amparados pelos diversos elementos naturais: a sabedoria dos bichos, das águas, e das plantas é emprestada para que as crianças desenvolvam-se em plenitude. O povo Yudja denomina esses elementos constitutivos de sua essência como “Waapa”, remédios encontrados na natureza que atribuem às crianças dons específicos e que são ativados no momento do brincar. É esta relação corpo-alma-natureza que orienta os Yudja e confere sentido à sua presença no mundo.

Para compartilhar este modo de vida e, principalmente, como a infância é encarada na aldeia, o próximo “Diálogos do Brincar” recebe Tawayku e Yabaiwa, lideranças indígenas dos Yudja, dia 8 de maio, às 20h, no Espaço Cachuera!, em São Paulo. A videoconferência também será exibida ao vivo pelo site do programa Território do Brincar, correalizado pelo Instituto Alana, e terá tradução simultânea em libras.

Além de acompanhar o debate, os interessados no tema também podem assistir ao documentário “Wappa” (2017), dirigido por David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles. Nele, os diretores trazem um panorama da infância Yudja e dos cuidados que acompanham o desenvolvimento das crianças da aldeia. Durante o “Diálogos do Brincar”, será lançado o material de apoio do filme, que traz um conteúdo inédito para os que desejam mergulhar fundo na sabedoria do povo Yudja. Produzido pela Maria Farinha Filmes, o documentário está disponível na plataforma Videocamp para exibições públicas e gratuitas.

A conversa abrirá espaço para aprofundar o olhar sobre o brincar, a vida comunitária e a influência que a natureza exerce na constituição do corpo-alma das crianças Yudja. Esta simbiose com os elementos e os ciclos naturais reflete na relação delas com o lugar em que vivem. "Se a gente cuidar bem do mundo, nossa vida vai ser infinita. Vai ficar pra sempre", explica Yabaiwa Juruna, coordenador da escola indígena Kamadu e jovem liderança Yudja.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre o Território do Brincar

O programa Território do Brincar é um trabalho de pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância brasileira, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks e correalizado pelo Alana. Os dois viajaram pelo Brasil por dois anos e o registro dessa jornada – em filmes, fotos, textos e áudios – se transformou em publicações, documentários, exposições e diálogos sobre a infância brasileira.