Carregando

Inep divulga Sinopse Estatística da Educação Básica com dados do Censo Escolar detalhados por UF e município

01/03/2018 | Inep

A Sinopse Estatística da Educação Básica de 2017 já está disponível para download no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Elaborada anualmente pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed), a Sinopse Estatística traz um resumo dos principais dados coletados no Censo Escolar. Em um único documento são listadas informações educacionais que permitem uma visão geral dos dados da Educação Básica no país. A Sinopse Estatística é uma importante referência no país para a disseminação ativa de informações educacionais de forma organizada e estável ao longo do tempo.

O Inep vem implantando melhorias no documento com o objetivo de ampliar o escopo de dados ofertados e atender as demandas por informações educacionais de forma rápida e descomplicada. Essas melhorias visam auxiliar a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de subsidiar estudos e pesquisas sobre a realidade da educação brasileira. Além da Sinopse da Educação Básica 2017, o Inep disponibilizou, em janeiro de deste ano, os microdados do Censo Escolar 2017.

Nessa edição da Sinopse, foi incluído o código dos municípios, um pedido antigo dos pesquisadores da área educacional. Isso permitirá, de acordo com o interesse do usuário, o cruzamento de informações em âmbito municipal com outras bases de dados. Foram realizadas também algumas alterações na forma de apresentação das etapas de ensino, para facilitar a leitura dos dados. Ao longo de 2018, as Sinopses de anos anteriores serão atualizadas para seguir o mesmo padrão da Sinopse Estatística de 2017.

Organização dos dados - A Sinopse é composta por tabelas, em sua maioria bidimensionais, organizadas por etapas e modalidades de ensino. Elas trazem a distribuição de matrículas, docentes, escolas e turmas em todos os municípios brasileiros, além de mostrar estatísticas gerais das regiões geográficas, unidades da federação e dados consolidados do Brasil. O documento é elaborado nos formatos adotados e recomendados de Dados Abertos, e disponibilizada em duas versões: um arquivo em formato Excel® (.xlsx) e um arquivo no formato aberto de planilha eletrônica (.ODS) que pode ser lido em softwares de diferentes pacotes, inclusive livres.

Censo Escolar - Produzido pelo Inep, o Censo Escolar é a mais completa fonte de informações sobre a educação básica brasileira e embasa a formulação de políticas públicas. É a partir dele que podem ser executados os programas federais que preveem assistência e transferência de recursos, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a distribuição de livros didáticos, a alimentação e o transporte escolares.

O Inep produz ainda o Censo da Educação Superior e realiza as avaliações de qualidade da educação básica e superior. Com essas iniciativas, colabora para subsidiar decisões e estudos dos formuladores de políticas públicas, gestores dos sistemas de ensino, especialistas, pesquisadores, instituições e todos aqueles que contribuem para o enfrentamento dos desafios da educação no país.

Clique aqui para acessar a Sinopse da Educação Básica 2017

Clique aqui para acessar os Microdados do Censo Escolar 2017

Fonte: Inep

https://goo.gl/Nrp6DM

Todas as notícias