Carregando

18º Fórum Ordinário dos Dirigentes Municipais de Sergipe debate os desafios da nova gestão e empossa nova diretoria

04/04/2025 | Undime Sergipe

Durante dois dias, o encontro contou com palestras, mesas-redondas, além da eleição da diretoria da seccional

 

O 18º Fórum Ordinário dos Dirigentes Municipais de Sergipe encerra-se nesta sexta-feira, 4, no hotel Aquários, em Aracaju, contando com uma vasta programação técnica e nova presidência empossada para o biênio 2025-2027. Com o tema “Os Desafios da Nova Gestão Municipal”, o encontro congrega dirigentes municipais de educação e técnicos em torno de discussões sobre o financiamento da educação, novas leis e diretrizes, educação para a equidade, escola das adolescências, educação integral, planejamento estratégico, Busca Ativa Escolar e a Política Nacional de Alfabetização.

Na abertura do encontro realizado nesta quinta-feira, 3, os diálogos na mesa de trabalho giraram em torno da erradicação do analfabetismo e do regime de colaboração.

A presidente da Undime Região Nordeste, e então presidente da Undime Sergipe, professora Josevanda Franco, chamou a atenção para os cinco milhões de brasileiros que ainda não sabem ler nem escrever, uma situação considerada por ela “insuportável”. Ela ressaltou que em Sergipe há um regime de colaboração entre estado, municípios e instituições parceiras no enfrentamento ao analfabetismo, por meio do Alfabetizar pra Valer e pelo Pacto pela Educação, entre outros programas.

O secretário de Estado da Educação, vice-governador e presidente do Consed, Zezinho Sobral, participou da abertura do encontro, além de representantes do Conselho Estadual de Educação, do Fórum Estadual de Educação, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público de Contas, da Procuradoria da República em Sergipe e representantes do Ministério da Educação.

 

Nova diretoria

Ainda na programação do primeiro dia, foi realizada a eleição da nova diretoria para o biênio 2025-2027. A professora Josevanda Mendonça Franco deixa a presidência, que será ocupada pelo dirigente municipal de Estância, João Luiz Dória. A vice-presidência da seccional em Sergipe será comandada pela dirigente municipal de Campo do Brito, Perla Nelly Reboiras.

Professor João Luiz Andrade Dória é licenciado em História, especialista em Educação e Gestão, é professor da rede pública estadual de ensino, foi secretário municipal de Graccho Cardoso, diretor da Regional de Educação 5, presidente do Conselho Estadual de Educação.

O presidente da Undime/SE recém-empossado, João Luiz Andrade Dória, destacou ser um desafio ocupar um cargo depois da professa Josevanda Franco, mas que dará continuidade com a participação de todos. “Vamos fazer um trabalho de articulação com os 75 municípios, aprimorar e aprofundar o regime de colaboração com o Estado. E dentro desses desafios, há a questão dos fóruns municipais e toda a discussão de metas que sejam exequíveis para todos os municípios. Com a união de todos conseguiremos colaborar e contribuir”, afirmou o presidente João Luiz.

 

Programação técnica

No primeiro dia, a troca de experiência entre palestrantes e público foi facilitada, primeiramente, pela diretora administrativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leilane Mendes Barradas. A palestra seguinte girou em torno da “Gestão Pública Eficiente”, com o presidente da Undime/SP e dirigente municipal de Sud Mennucci, professor Luiz Miguel.

No turno da tarde, a programação técnica começou com “Educação para a Equidade: Implementação da Política Nacional de Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola”, com a coordenadora geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secadi, Lara Oliveira Vilela.

A programação finalizou com uma mesa-redonda sobre o tema “Uma Escola para as Adolescências”, mediada pelo coordenador da Undime na Renapea, João Kennedy, e com participação da coordenadora do Consed na Renapea, Raiana Reis, e Danielle Guimarães, doutora pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), também debatendo o Programa Sergipe na Idade Certa e o processo de avaliação.

Nesta sexta-feira, 4, a programação do fórum foi aberta com o tema “Educação Integral: Construindo a Proposta de Política Municipal de Educação, com a coordenadora de Educação em Tempo Integral do MEC, Aline Zero. As discussões seguiram com o “Parecer nº 50 do CNE com a professora Josevanda Mendonça Franco, e a “Busca Ativa Escolar”, com Verônica Bezerra, do UNICEF Brasil.

A apresentação dos Sistemas Simec e Novo PAR foi tema da palestra do coordenador geral de Articulação com as Redes de Educação Básica do MEC, João Cesar Fonseca. O “Fundeb e suas condicionalidades”, com o ex-reitor da UFS e ex-secretário de Estado da Educação, Josué Mudesto dos Passos Subrinho, e a “Política Nacional de Alfabetização e Renalfa”, fechou a programação técnica com a coordenadora da Undime na Renalfa, Fabiana Araújo.

 

Fonte e fotos: Undime Sergipe