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Lançado guia para coordenadores pedagógicos

11/02/2025 | MEC

(Foto: Divulgação/MEC)

Publicação do Ministério da Educação integra o Programa Escola das Adolescências e instrumentaliza a liderança pedagógica dentro da escola. Evento de lançamento está disponível no canal do MEC no YouTube

 

Um Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Coordenadores(as) Pedagógicos(as) foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). A publicação, divulgada nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, instrumentaliza a liderança pedagógica das escolas, tanto para o próprio desenvolvimento profissional quanto para a implementação das ações que estruturam a política. O lançamento, que integra o eixo de desenvolvimento profissional do Programa Escola das Adolescências, está disponível no canal do MEC no YouTube. 

“Os coordenadores pedagógicos são profissionais fundamentais para a qualidade do processo educacional, porque eles têm a responsabilidade de facilitar todas as relações no ambiente e no contexto escolar”, apontou o consultor da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental (Cogef) do MEC, Victor Eyng, durante o lançamento. “Eles desempenham o papel de intermediar as conversas entre professores, estudantes, familiares, responsáveis e a comunidade em geral, para melhorar a gestão pedagógica, a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os estudantes”, finalizou. 

Uma das autoras do guia e representante do Roda Educativa, Roberta Panico, destacou como a criação do documento pode auxiliar os profissionais: “O principal propósito do guia é auxiliar os coordenadores pedagógicos a fortalecer os anos finais do ensino fundamental e a implementar essa política tão importante. Acreditamos muito no potencial desse profissional e na capacidade de criar estratégias e iniciativas que garantam que o programa seja efetivo. O coordenador é uma das principais lideranças da escola e tem o importante papel de formar novas lideranças dentro do contexto educacional”.  

O guia reúne estratégias para valorizar o contexto sociocultural e o momento de desenvolvimento dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental. A iniciativa consolida o foco na aprendizagem, ampliando e articulando diferentes experiências formativas na perspectiva dos letramentos, do desenvolvimento socioemocional e da autonomia intelectual. 
 
 
Nesse cenário, o MEC entende que a coordenação pedagógica tem um papel essencial na liderança e na articulação da rede de saberes que é a escola, atuando em parceria com os diferentes atores para o aprendizado e desenvolvimento pleno dos estudantes, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades de aprendizagem à equipe docente. 

O guia foi produzido pelas especialistas Tereza Perez e Roberta Panico, que apresentaram o material junto com as experiências de rede da coordenadora pedagógica Simone Alves, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), vinculado à Secretaria Estadual de Educação da Bahia, e Rafaela Possato, gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo. 

Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.   

A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.   

 

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/lancado-guia-para-coordenadores-pedagogicos