Objetivo é entender como as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático estão sendo incorporadas às práticas pedagógicas diárias. Pesquisa vai até o dia 31 de janeiro
O Ministério da Educação (MEC) vai ouvir dirigentes e secretários municipais de todo o país para compreender de que forma as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) estão sendo incorporados às práticas pedagógicas diárias. A escuta busca, ainda, explorar a relevância dos livros do PNLD na promoção de uma educação de qualidade, além de analisar seu impacto no processo de ensino-aprendizagem e propor eventuais melhorias no programa.
Os gestores escolares já receberam uma mensagem de e-mail com o link da pesquisa, mas ela também está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), até 31 de janeiro de 2025.
A pesquisa está sendo realizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD). O estudo utilizará diferentes instrumentos para ouvir os vários atores dessa política educacional. A ideia é ouvir os diversos perfis que utilizam o PNLD, e os professores foram os primeiros a serem escutados.
Essa é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa. Outras ações serão realizadas em 2025 para o aprimoramento da pesquisa. Ela foi produzida com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além das coordenadorias do MEC.
Fonte: MEC
Foto: Jonathas Oliveira