Carregando

No Centro-Oeste, Undime participa do último encontro regional sobre Planos Decenais de Educação

11/12/2024 | Undime

Evento ocorre nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, em Brasília, para disseminar a proposta do Novo PNE 2024-2034 e fortalecer a apropriação de dados e informações sobre o tema

 

A Undime marca presença no Encontro da Região Centro-Oeste: Estratégia para Cooperação Técnica - Planos Decenais de Educação, que começou nesta terça-feira (10) e segue até quinta-feira (12), na sede da Fundação Oswaldo Cruz, em Brasília. O evento é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), para disseminar a proposta do Novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, fortalecer a apropriação de dados e informações sobre o tema e discutir uma Proposta da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação.

O encontro da Região Centro-Oeste é o quinto e último de uma série de encontros que estão sendo realizados em 2024 nas cinco regiões do país. O primeiro deles aconteceu na Região Norte (saiba mais aqui), o segundo na Região Nordeste (saiba mais aqui), o terceiro no Sudeste (saiba mais aqui) e o quarto na Região Sul (saiba mais aqui).

Ao longo de todo o evento, a Undime está representada pelos presidentes e/ou vice-presidentes das seccionais dos estados que compõem a Região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e pelos coordenadores institucionais. Na abertura, a instituição foi representada pelo vice-presidente nacional e presidente da Undime Mato Grosso, Silvio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT. "Este é um momento de grande importância para todos nós que estamos aqui. A divisão [do evento] por regiões facilita a disseminação da proposta do novo PNE 2023-2034, fortalece as parcerias nos estados, solidifica o regime de colaboração e, com certeza, as oficinas contribuirão para encontrar as melhores metodologias para implementar essas ações”, afirmou Silvio ao completar que "a Undime será, sem dúvida, uma parceira fundamental, trabalhando em conjunto com os municípios e a Secretaria de Estado em cada unidade da federação para elaborar um plano com o objetivo de garantir uma educação de qualidade para todos".

“Esse evento dá continuidade ao encontro nacional que foi realizado nesse ano, com o objetivo de compartilhar um pouco do processo de elaboração do novo PNE e do seu conteúdo”, apontou o diretor de Programas da Sase, Armando Simões. “Também foi fundamental para apresentar o relatório de monitoramento do atual plano e para promover oficinas para discutir o processo de planejamento dos novos planos estaduais. Esse é o momento de aproveitarmos juntos essa janela de oportunidade para que consigamos estabelecer uma discussão profunda e refletir quais são, de fato, os principais desafios da educação em cada território”.

Durante a programação, o encontro busca fortalecer a apropriação de dados e informações. Nesse sentido, estão sendo realizadas oficinas para promover a formação e a vivência dos participantes em relação à metodologia de planejamento; e discussões sobre uma Proposta da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação.

Além da Undime, participam do encontro representantes do MEC; do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); do Fórum Nacional de Educação (FNE); das secretarias de educação dos estados da Região Centro-Oeste; do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Foncede); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); e de fóruns estaduais e municipais de educação. 

Após o encerramento desse ciclo de eventos regionais, haverá ainda, encontros em todos os 26 estados e no Distrito Federal em 2025. A expectativa do MEC é que esse processo de apoio técnico resulte em uma sólida experiência de articulação com estados e municípios para monitorar os planos e construir avaliações mais amplas e consistentes ao longo do próximo decênio. 

Novo PNE – O governo federal, por meio do Ministério da Educação, elaborou o Projeto de Lei nº 2.614/2024, com o objetivo de aprovar o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024 a 2034. O processo de elaboração contou com as contribuições do grupo de trabalho (GT) do PNE, instituído pela Portaria do MEC nº 1.112, de 27 de outubro de 2023, que teve a participação de entidades representativas das secretarias estaduais e municipais de educação, dos conselhos estaduais e municipais de educação, das comissões de educação da Câmara e do Senado, de secretarias e autarquias do MEC e do Fórum Nacional de Educação. O novo plano foi elaborado por meio de um processo metodológico que se baseou na identificação dos principais problemas da educação nacional para definição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a educação nacional no próximo decênio. 

 

Fonte: Undime com informações do MEC
Fotos: Undime