Carregando

Undime participa de evento que debate o papel da educação na construção de um futuro justo e sustentável

19/11/2024 | Undime

(Foto: Undime)

Evento aconteceu alinhado com as prioridades do Brasil no G20


O presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, e o vice-presidente nacional e presidente da seccional Mato Grosso, Silvio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT, participaram nesta terça-feira, 19 de novembro, de um café da manhã como parte da programação do evento “Catalisando Mudanças”, na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. Promovido pela FGV e instituições internacionais, o encontro que aconteceu ao longo de todo o dia reuniu autoridades nacionais e internacionais para discutir o papel da educação na construção de um futuro sustentável, alinhado com as prioridades do Brasil no G20.

O café contou com as presenças da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo; secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC), Zara Figueiredo; secretário de Promoção comercial e educação do Itamaraty, embaixador Laudemar Aguiar; ministra de Estado para a Cooperação Internacional no Ministério das Relações Exteriores do Catar, S.E. Lolwah bint Rashid Al-Khater; embaixador do Catar no Brasil, S.E. Ahmed Al Shaibani; diretor-Geral da Agência Francesa de Desenvolvimento, Rémy Rioux; ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Ahmed Hussen; presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, Flávio Arns; presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado federal Rafael Brito; e secretários de Estado da Educação, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

(Foto: FGV)

Na ocasião, o presidente da Undime ressaltou que ter um olhar com foco na educação não só no Brasil, mas no mundo todo é essencial. "Olhar para a base da educação, isto é, para a Educação Infantil, é fundamental. Se as crianças não tiverem acesso à educação e ao conhecimento, na idade adequada, o desenvolvimento delas pode ser comprometido ao longo de toda a trajetória escolar", disse Alessio.

À tarde as atividades seguiram com o "Seminário Catalisando Mudanças: O papel da educação na construção de um futuro justo e sustentável, alinhado com as prioridades do Brasil no G20", que contou com tradução simultânea Português/Inglês e painéis sobre financiamento inovador em educação, o papel das fundações no avanço do desenvolvimento sustentável e políticas educacionais para a redução de desigualdades. O evento reflete o compromisso do Brasil, sob a presidência do G20, em destacar a educação como peça central para um futuro mais justo e sustentável.

(Foto: Undime)

(Foto: Undime)

 

(Foto: FGV)

 

Sobre o G20

Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.

O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Durante a presidência brasileira, o país trabalhará em estreita colaboração com a Índia (Presidência de 2023) e a África do Sul (Presidência de 2025).

Fazem parte do G20: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. Além disso, países e organizações internacionais convidadas pelo anfitrião também participam do G20.


Fonte: Undime