Prazo vai até 18 de outubro. O curso é um dos 12 mestrados oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica (Proeb) 2025. Estão abertas 182 vagas
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu as inscrições para o processo seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGeo). O objetivo é oferecer uma formação continuada, consistente, atualizada e relevante para professores de geografia que atuam nas salas de aula da rede pública de educação básica. O curso é um dos 12 mestrados oferecidos pelo Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (Proeb) neste ano. A Capes destina recursos para o custeio do programa e pode conceder bolsas de até 30%.
Seleção – Para concorrer a uma das 182 vagas ofertadas no mestrado de geografia, é preciso se inscrever até o dia 18 de outubro, por meio do sistema de inscrições disponível na página do processo seletivo. Este é realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a taxa de inscrição é de R$ 50.
Os candidatos serão classificados ou eliminados com base na nota do exame nacional de acesso, que vai ocorrer no dia 24 de novembro, das 14h às 18h. A prova incluirá 20 questões objetivas e uma questão discursiva, abordando três temas: saberes e conhecimentos da geografia no espaço escolar; formação docente em geografia; e as linguagens no ensino de geografia.
Segundo o Edital nº 20/2024, que rege o processo seletivo, o resultado preliminar e a lista de pessoas inscritas serão publicados na página do processo seletivo até 13 de dezembro. O prazo para interposição de recurso será de 14 a 17 de dezembro.
Programa – O Proeb é realizado por meio de uma rede nacional de universidades públicas com excelência na área de formação de professores, e os cursos são levados para mais de 300 instituições de ensino superior nas cinco regiões do País. A iniciativa também conta com a participação de sociedades científicas de diversas áreas.
Criado em 2011, o programa oferece formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica. Os cursos são híbridos.
O Proeb apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e pela execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, há 13 programas, sendo 12 de mestrado e um de doutorado.
As outras áreas do Proeb incluem: artes, biologia, educação física, educação inclusiva, filosofia, física, história (que nesta edição também contará com doutorado), letras, matemática, química e sociologia.
Fonte: MEC
Foto: Fábio Nakakura