Espaço fica à disposição do público durante todo o evento
Em Belém/PA, o público que participa do Fórum Regional Norte da Undime, nos dias 2 e 3 de julho, tem a oportunidade de ter contato com técnicos do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para além da programação que ocorre no auditório principal, os cerca de 400 participantes têm à disposição um espaço destinado ao atendimento governamental. Técnicos do MEC e FNDE estão a postos para conversar com dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias de educação.
Os profissionais tiram dúvidas e dão informações aos participantes que podem conversar com o MEC e FNDE sobre programas e iniciativas como o Escolas conectadas, o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o planejamento 2024 e o PDDE Interativo. O atendimento é fácil e simples.
O espaço é uma oportunidade para ter contato direto com servidores do MEC e FNDE e resolver pendências dos municípios, por exemplo.
Oficinas
O Fórum também proporciona aos participantes momentos de oficinas temáticas com a equipe do Ministério da Educação. Ao todo são ofertadas seis temáticas. Confira quais são e os objetivos de cada uma delas:
Educação Digital: discutir, de maneira colaborativa com os municípios, modelos de implementação da educação digital nas perspectivas de formação, currículo, materiais e avaliação, tendo a BNCC Computação e a PNED como referências.
Educação integral em Tempo Integral: oferecer apoio técnico e sanar eventuais dúvidas dos municípios a respeito da fase de declaração para os entes que pactuaram ao Programa e sobre elaboração da Política de Educação Integral em tempo integral no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral.
PNLD: apresentar o funcionamento do PNLD. Realizar processo de escuta dos municípios a respeito de oportunidades de aprimoramento do PNLD.
PNAE e PNATE: apresentar o funcionamento do PNAE e PNATE. Realizar processo de escuta dos municípios a respeito de oportunidades de aprimoramento.
Escola das Adolescências: apresentar o Programa Escola das Adolescências e a entrega do eixo de governança.
VAAR: exercitar os mecanismos do Fundeb, contextualizando o VAAR na política de financiamento da Educação Básica e oferecer apoio técnico a respeito das condicionalidades do VAAR e outros temas de financiamento.
A programação completa do Fórum e das oficinas está disponível aqui.
Fonte/Fotos: Undime