Evento começou nesta terça-feira, 2 de julho e reúne cerca de 400 participantes
Começou na manhã desta terça-feira (2), na capital paraense, o Fórum Regional Norte da Undime. O evento tem por objetivos, ao longo de dois dias, pautar discussões sobre os rumos da educação pública no Brasil e propor momentos de diálogo e compartilhamento de experiências com cerca de 400 participantes, entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias e prefeitos dos municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Como forma de demonstrar a força e a riqueza cultural da região, a cerimônia de abertura do Fórum foi iniciada com a apresentação da dança do Boi Garantido e Caprichoso, da Escola Municipal João Miguel, de Santa Izabel do Pará/PA. Segundo a história, o boi-bumbá foi incorporado à cultura amazonense no início do século XX, quando a população começou a confeccionar bois de panos enfeitados, para brincar e desfilar na cidade. Foi nessa época, que surgiram os bois Garantido e Caprichoso, que se tornaram atrações principais do Festival de Parintins.
A mesa de abertura contou com a presença do presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima; Sílvio Fidelis, DME de Várzea Grande/MT, presidente da Undime Mato Grosso e vice-presidente nacional da Undime; a anfitriã, Elen Alves, DME de Santa Izabel do Pará/PA e presidente da Undime Pará; Luslarlene Fiamet, DME de Santa Luzia D'Oeste/RO, presidente da Undime Rondônia e Região Norte; Anita Stefani, diretora de apoio à gestão educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, representando o ministro da Educação, Camilo Santana; Marcelo Morais de Paula, coordenador do Núcleo de Ações da Controladoria Geral da União (CGU); Rossieli Soares, secretário de Estado da Educação do Pará; Cézar Colares, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará; Araceli Maria Pereira Lemos, DME de Belém/PA; Cléia de Melo, vice-coordenadora da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) seccional Pará; e Catherine Merchan, gerente de estudos e coalizões da Fundação Telefônica Vivo.
Na ocasião, o presidente nacional da Undime deu as boas-vindas ao público. Alessio destacou a iniciativa da Undime de realizar, em 2024, Fórum Regionais como forma de descentralizar os debates e poder proporcionar espaços de debates com foco nas demandas e realidades locais. "A ideia é justamente promover essa integração e trazer a Undime mais próxima dos municípios. Essa estratégia de realizarmos cinco Fóruns Regionais é uma tentativa de estarmos mais juntos aos municípios e dialogando para avançarmos cada vez mais na melhoria da qualidade da Educação no nosso país", reiterou, Alessio.
Em sua fala o secretário de Estado do Pará lembrou que o Norte do Brasil precisa ser visto. Rossieli disse que a região tem desafios que precisam ter o apoio de todo o Brasil, pois é uma das regiões mais peculiares do mundo, não só do Brasil.
A presidente da Undime/PA também deu boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância da união dos estados do Norte, a fim de que toda a região possa avançar na melhoria da educação. “Agradeço a presença de todos os Dirigentes Municipais de Educação que estão presentes neste evento. É um grande momento para a educação e, para nós, é uma grande alegria receber todos os estados aqui no Pará. Sabemos de toda dinâmica e todas as demandas que nós, gestores da educação temos, e tê-los aqui demonstra a importância da Undime. O Norte é diferenciado, possui características e às vezes a gente sente que está em outro país, de tão extenso que é pra se chegar nos municípios. Agradeço pelo carinho e aproveitem o nosso estado, aproveitem a nossa capital Belém”.
Luslarlene Fiamet, DME de Santa Luzia D'Oeste/RO, presidente da Undime Rondônia e Região Norte falou sobre as peculiaridades dos estados que integram a região Norte e reiterou a importância das parcerias e do regime de colaboração para o avanço da Educação. "Nós superamos diariamente as diversidades para fazer um trabalho que tanto amamos, que é a Educação".
Além das autoridades presentes na abertura, compuseram a tribuna de honra as demais presidentes das seccionais da Undime na Região Norte: Fernanda Abreu, DME de Xapuri/AC e presidente da Undime Acre; Karla Palha, DME de Itaubal/AP e presidente da Undime Amapá; Antônia Rodrigues da Silva, DME de Benjamin Constant/AM e presidente da Undime Amazonas; Alsione Sulbaran, DME de Pacaraima/RR e presidente da Undime Roraima; Luiza Brasileiro, DME de Lajeado/TO e presidente da Undime Tocantins.
Os presidentes e vice-presidentes que estão prestigiando o evento também compuseram a tribuna: Anderson Passos, DME de Aratuípe/BA e presidente da Undime Bahia; José Marques Aurélio de Souza, DME de Jucás/CE e presidente da Undime Ceará; Joária Vieira, DME de Rio do Fogo e presidente da Undime/ RN; Erica Graziela de Melo, DME de Domingos Mourão/PI e vice-presidente da Undime/ PI.
Com um formato que prestigia o diálogo e o compartilhamento de experiências, o Fórum se propõe a debater temas estruturantes da educação pública brasileira através de conferências e mesas-redondas. Dentre os assuntos prioritários em pauta, estão a perspectiva da COP 30 para a educação no âmbito da Amazônia Legal e questões relacionadas à Nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021); gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR/Fundeb; educação integral; como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da história e cultura afro-brasileira e Indígena, entre outros.
Os desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar e as dificuldades das adolescências e juventudes no processo de escolarização também representam aspectos fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino ofertado pelas redes públicas municipais e estarão em pauta no evento.
Fonte e fotos: Undime