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Mais de 2 milhões de alunos participam da Escuta das Adolescências

11/06/2024 | MEC

A Semana da Escuta das Adolescências ouviu estudantes de mais de 20 mil escolas em todo o País, para conhecer melhor as necessidades discentes dos anos finais do ensino fundamental

 

O Ministério da Educação (MEC) escutou, durante a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, 2,2 milhões de estudantes de mais de 20 mil escolas do Brasil inteiro. Ocorrida entre os dias 13 e 31 de maio, a Semana da Escuta — ação do MEC junto às redes municipais, estaduais e distrital — foi uma ação estratégica para conhecer, de forma mais aprofundada, os alunos dos anos finais do ensino fundamental. O enfoque foram dimensões conectadas à aprendizagem, ao clima, à convivência, à inovação e à participação, para assim fortalecer a etapa de ensino.

Foram recebidas 2.271.966 respostas de estudantes de 20.965 escolas de todo o Brasil. Atualmente, existem 47.186 escolas com anos finais do ensino fundamental e 44% participaram da Semana da Escuta. As escolas dos estados de Alagoas e do Ceará foram as que mais participaram da pesquisa, com 91% e 90% das instituições de ensino, respectivamente. Das 570 escolas alagoanas, 521 participaram. Já no Ceará, do total de 2.390 escolas, 2.162 participaram. Em seguida, estão os seguintes estados: Tocantins, com participação de 87% das escolas; Distrito Federal, com 74%; e Paraíba, com 68%.

A escuta levou em consideração a diversidade de calendários das redes de ensino, com destaque para a especificidade do Rio Grande do Sul, que terá um calendário diferenciado a ser definido posteriormente. Mais detalhes sobre a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas podem ser acessados na página da ação, disponível no portal do MEC.  

Escola das Adolescências – O MEC, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estão desenvolvendo uma política de fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental, o programa Escola das Adolescências. A Semana da Escuta se insere como mais um passo relevante na construção dessa política. Entre as principais dimensões da escuta, estão: aprendizagem; participação; clima e convivência; e inovação.  

O objetivo do programa será ampliar os esforços da cooperação federativa, de forma a convergirem para a constituição de uma escola acolhedora que impulsione a qualidade social da educação. Assim, melhorará o acesso, o progresso, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes adolescentes dos anos finais.  

O Escola das Adolescências será organizado em três eixos: Governança; Desenvolvimento Profissional; e Organização Curricular e Pedagógica. Ademais, prevê apoio técnico e financeiro para fortalecer o regime de colaboração na melhoria dos anos finais do ensino fundamental. A meta é serem consideradas as singularidades dos sujeitos da etapa; a focalização no apoio às transições escolares; as formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional que expanda e articule diferentes experiências formativas, na perspectiva da ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual.  

Com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a participação de diversos especialistas, foram construídos materiais e orientações para apoiar redes e escolas a realizar a Semana da Escuta, que podem ser acessados no site do MEC.

Saiba mais na página da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/mais-de-2-milhoes-de-alunos-participam-da-escuta-das-adolescencias