Dados apresentados por especialista do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) ao longo desta semana se referem à educação de cada região brasileira no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Terminaram na última sexta-feira, 26 de abril, as videoconferências de divulgação dos resultados das avaliações contínuas de aprendizagem por região do Brasil, que aconteceram durante toda a semana. As apresentações foram realizadas de 22 a 26 de abril, pelo canal do Ministério da Educação (MEC) no YouTube, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).
O exame faz parte da Plataforma de Avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e foi criado para que as avaliações sejam introduzidas na rotina das escolas. A expectativa é analisar o aprendizado dos estudantes e, com isso, guiar práticas, para uma educação de qualidade.
As videoconferências serviram para orientar as redes em relação aos resultados do Ciclo I da Plataforma de Avaliação. Com os dados em mãos, as redes de ensino e os educadores terão a possibilidade de direcionar as ações pedagógicas para atender às necessidades de aprendizagem apontadas nos resultados e pensar em atividades direcionadas, que serão avaliadas para o Ciclo II, entre os meses de junho e julho. Além disso, nos dias 29 de abril e 6 de maio, serão lançadas orientações pedagógicas voltadas às intervenções direcionadas ao 2º e 5º ano do ensino fundamental.
As lives com a divulgação dos resultados ficaram salvas e podem ser conferidas por meio do canal do MEC no YouTube:
Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, busca unir os esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o 2º ano do ensino básico. Ele é executado por meio da colaboração entre os entes federados e do fortalecimento das formas de cooperação entre os diferentes níveis de governo.
Fonte: MEC