Carregando

Presidente da Undime participa da Reunião do Programa Leitura e Escrita

17/04/2024 | Undime

 

Encontro acontece nos dias 17 e 18 de abril, em Brasília

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promove nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18 de abril, a Reunião Técnica sobre o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que compõe as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A mesa de abertura do encontro contou com a presença do presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, e representantes do MEC: a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt; o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Lourival José Martins; a coordenadora-geral de Educação Infantil, Rita Coelho; e o coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica, João César da Fonseca.

“A criança aprende mais quando ela não se sente, de fato, cobrada dentro de um conteúdo ou atividade, mas sim quando ela é desafiada. Então é necessário trabalhar o processo de desenvolvimento, para que após isso, essa criança chegue no ensino fundamental. Porém, não podemos esquecer que a criança é uma só. Tudo isso é um processo contínuo, portanto é preciso ter esses cuidados, mas também a gente não pode deixar de ver a necessidade de trabalhar com intencionalidade,” comentou Alessio.

Dentre as pautas da reunião, estão “Avaliação e monitoramento do LEEI” e “A experiência do LEEI em ambiente virtual de aprendizagem”. Participam também do encontro as universidades parceiras para a execução das formações do LEEI. Cada região tem uma instituição escolhida como ponto focal, de modo a coordenar outras 27 universidades públicas parceiras de cada território. 

Fonte: Undime, com informações do MEC