Tema central do evento foi ‘A Mudança na Educação é AGORA!’
De 19 a 21 de março, em Florianópolis/SC, aconteceu o Fórum da Undime Santa Catarina. O evento ofereceu momentos de formação, com conteúdos estruturantes da educação pública brasileira, mesas institucionais e talk show, além de atendimentos individualizados aos municípios, que foram realizados por representantes do Ministério da Educação (MEC) e técnicos da Undime/SC.
Recepcionados por artistas com a performance “Inteligência Artificial e Humana”, os mais de 700 educadores presentes na abertura, acompanharam a exibição de um vídeo . “A inteligência artificial, assim como todas as tecnologias em geral, está aí para contribuir, mas jamais será substituta do nosso trabalho. O vídeo foi produzido com recursos da inteligência artificial, mas para que tivesse o real sentido, precisou passar pelas mãos humanas”, explicou o presidente da Undime/SC, vice-presidente da Região Sul e Dirigente Municipal de Educação (DME) de São Lourenço do Oeste/SC, Alex Cleidir Tardetti.
Logo após a abertura, aconteceu a palestra com o psicoterapeuta, escritor, especialista em psicologia educacional e mestre em psicologia escolar e do desenvolvimento humano, Leo Fraiman, que abordou o tema “Projeto de vida e protagonismo: a ciência da felicidade”.
O presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, DME de Ibaretama/CE, junto aos representantes das seccionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, abriu o segundo dia de programação do Fórum. Com o tema “Compromisso educacional: estratégias da Undime pela qualidade nas redes municipais”, os palestrantes apresentaram o papel da instituição na defesa do direito à educação pública nos municípios, bem como o compromisso dos dirigentes.
Alessio parabenizou a dinâmica do Fórum. “Esse evento é um grande encontro de gestores que têm o mesmo propósito, mesmo desafio, mesmos problemas. Que a Região Sul continue ampliando, cada vez mais, essa iniciativa”, destacou.
O presidente ainda aconselhou os participantes a aproveitarem o momento em que estão à frente da educação em seu município, lembrando da rotatividade nos cargos e a importância de deixar um legado.
Fonte: Undime, com informações da Undime/SC
Foto: Undime/SC