Evento atraiu gestores, educadores e especialistas para debater o tema “Políticas Públicas Estruturantes: Educação Integral e Inclusiva”
Nos dias 26 e 27 de março a cidade de Santos foi sede do 33º Fórum Estadual da Undime-SP, um dos mais importantes eventos educacionais do estado. Com a participação de cerca de 500 Dirigentes Municipais de Educação, prefeitos, educadores e especialistas, o evento foi marcado por reflexões sobre os desafios e rumos da educação pública em São Paulo.
O Fórum teve como objetivo debater ações para contribuir com o cotidiano da gestão educacional nos municípios. Foram dois dias de palestras, mesas-redondas e painéis temáticos onde os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar vivências em busca da melhoria da qualidade da educação e da aprendizagem dos estudantes. Quem esteve presente também pode acessar um espaço de exposição, teve a oportunidade de conhecer iniciativas, produtos e tecnologias dos parceiros da iniciativa privada.
O evento iniciou com a mesa de abertura institucional a qual teve a participação do presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP; Luiz Miguel Martins Garcia; do vice-presidente da seccional paulista, Celso Iversen, Dirigente Municipal de Porto Feliz-SP; Maria Helena Guimarães de Castro, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo; Renata Bravo, vice-prefeita e secretária da Mulher de Santos-SP e de Cristina Barletta, Dirigente Municipal de Santos-SP.
Na oportunidade, Garcia agradeceu aos participantes do evento. “Começamos hoje, aqui em Santos, um evento que vai proporcionar horas de intenso debate acerca de políticas públicas educacionais. Ao discutir essas políticas estruturantes, falamos de elementos que garantem a o alicerce da educacional nacional, por consequência uma educação de qualidade. Temos que voltar nosso olhar para o Plano Nacional de Educação e as macropolíticas, mas também temos que fazer o nosso dever de casa, que é a revisão dos Planos Municipais de Educação”, lembrou.
Além disso, Garcia fez questão de enfatizar que 2024 é ano de encerramento de gestão nos municípios e reforçou a importância do registro das ações que foram desempenhadas nas secretarias de educação, nos últimos quatro anos. “No Conviva Educação temos disponível uma ferramenta capaz de contribuir na elaboração do Memorial de Gestão. Esse documento vai servir de apoio na transição da gestão nas redes de ensino e está disponível gratuitamente nesta plataforma, desenvolvida pela Undime”.
Em seguida, a palestra magna que tratou sobre o tema central do evento “Políticas Públicas Estruturantes: Educação Integral e Inclusiva”, foi ministrada por Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP, de Ribeirão Preto-SP.
O professor apresentou em sua fala, uma oportunidade para refletir e aprender acerca das diferenças, principalmente, no exercício diário para garantir a educação como um direito de todos e uma ferramenta eficaz para promover a equidade social e o desenvolvimento humano. Em sua fala Mozart destacou que não há como pensar em educação, sem pensar em amor, pois diante de tantos desafios que as escolas enfrentam, só o amor pode garantir uma educação humanizadora.
Dividiram o palco com o professor Mozart, a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães e Rodrigo Hübner Mendes, presidente do Instituto Rodrigo Mendes.
Para Rodrigo é necessário “unir esforços”, pois “não existe uma educação que gere prosperidade sem que os professores enxerguem cada criança e suas singularidades”.
De acordo com Maria Helena, além da formação de professores, a elaboração de um diagnóstico poderá garantir que os próximos planos municipais de educação tenham capacidade de tratar de modo desigual os desiguais, ou seja, assegurar o direito a diversidade.
O tema central do evento agradou a Dirigente Municipal de Educação de Pilar do Sul, Vera Lúcia Nicomedes. “Essa discussão, neste momento, está nos ajudando nessa nova fase de implementação de políticas públicas que são fundamentais para o favorecimento da aprendizagem dos nossos estudantes, por isso o trabalho que fizemos aqui no Fórum é muito importante pois reflete lá no nossos municípios”, comemora.
A transparência e o compromisso institucional também foram pauta do Fórum. Na oportunidade, a secretária de coordenação técnica, Denize Jacob de Paula, Dirigente Municipal de Educação de Brejo Alegre-SP apresentou as contas da Undime-SP que foram aprovadas pela plenária do evento.
Painéis temáticos
Temas como inclusão educacional, educação antirracista, nova Lei de Licitações, Fundeb, Salário Educação, gestão das secretarias municipais de ensino foram abordados de maneira aprofundada durantes os painéis temáticos, que representaram um importante espaço de debate, onde especialistas e participantes dividiam aprendizados.
Para Maria Santiago, Dirigente Municipal de Educação de Turiuba-SP, o Fórum proporcionou oportunidades de conhecimento que serão essenciais para facilitar a gestão nos municípios. “Uma boa surpresa foi, durante o painel que tratou do Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) e Construção do Memorial de Gestão, poder conhecer mais ainda a plataforma Conviva Educação, que é da Undime e está disponível para que possamos aprimorar o trabalho da gestão e registrar as ações das secretarias”, afirmou.
Plantão de Atendimentos
O Plantão de Atendimento Especializado ofertou centenas de atendimentos aos participantes do 33° Fórum Estadual da Undime-SP que puderam sanar dúvidas e ter acesso a informações importantes para o dia a dia da gestão da educação municipal. Durante os dois dias de evento, dirigentes e equipes técnicas tiveram a oportunidade de conhecer a plataforma Conviva Educação e ficar por dentro de como será a Bett Brasil 2024 e as iniciativas da Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE).
Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) esteve presente com técnicos que ajudaram a resolver pendências referente a prestação de contas e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) apresentou programas e projetos, como Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, tendo, ainda, prestado esclarecimentos sobre o PAR e VAAR Fundeb.
Celso Iversen, vice-presidente da Undime-SP e Dirigente Municipal de Educação de Porto Feliz-SP, ressaltou a importância da participação dos Dirigentes de todas as regiões do estado, que estiveram acompanhados dos seus técnicos, supervisores e equipes de apoio. “O evento é realizado com o intuito de fortalecer as políticas públicas do setor. Para isso, procuramos destinar momentos de formação com temáticas específicas para secretários e equipes, que também puderam ser atendidas por profissionais do MEC e FNDE e resolver pendências”, lembrou.
Educação especial e inclusiva
O 33° Fórum Estadual da Undime-SP encerrou com um debate no qual o público teve a oportunidade de mergulhar no universo da educação inclusiva. A mesa de encerramento levantou a questão “Como tornar a educação especial, integral e inclusiva dentro de um contexto educacional excludente?”.
Para aprofundar, o diálogo contou com reflexões de Guilherme de Almeida, Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas; Roseli Behaker Garcia, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura; Alexandre Mapurunga, Diretor de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC); e Deigles Giacomelli Amaro, Doutora em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares. A mediação foi feita pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia.
Durante a conversa foram apresentados exemplos reais e sugestões de práticas exitosas para a inclusão de pessoas com deficiência, por meio de narrativas inspiradoras, que revelaram o poder transformador de uma educação para a equidade, pelo destaque de como as redes de ensino precisam se reorganizar para receber a todos de forma acolhedora, igualitária em direitos e diversas em oportunidades de ensino-aprendizagem. Os convidados também reforçaram a importância de ter políticas educacionais inclusivas e práticas pedagógicas que promovam a diversidade em todas as suas formas, construindo um ambiente escolar onde todos se sintam verdadeiramente pertencentes e respeitados.
Guilherme de Almeida, Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas, recomenda que os professores parem de olhar o que o aluno não consegue fazer e que comecem a olhar onde está o potencial dele que pode ser desenvolvido. “Estou aqui pela minha potencialidade e cada aluno vai conseguir se destacar exatamente por isso. A inclusão é exclusivamente pedagógica. Estamos aqui para construir juntos, criar alternativas que combatam a exclusão escolar”, recomendou.
Ao final, o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, reforçou que mesmo sendo ano de fechamento de gestão, também é preciso se abrir para novos compromissos, entre eles fazer com que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas.
Iara Lopes, é Dirigente Municipal de Educação de Ipeúna, há 12 anos e, desde então, participa dos eventos da Undime para sempre estar ciente dos principais debates da área educacional. Para ela a instituição está sempre “inovando e surpreendendo”. “É muito bom poder estar próxima da Undime, pois é a entidade que nos apoia na gestão, que nos dá um norte, orienta o trabalho dos secretários de educação”, revela.
Homenagem
Durante o 33° Fórum Estadual da Undime-SP, o atual presidente, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, dedicou um momento para homenagear as ex-presidentes que estavam presentes no evento: Suely Maia, então Dirigente Municipal de Educação de Santos e Marialba Carneiro, então Dirigente Municipal de Educação de Pereira Barreto/ SP, que, segundo ele, fizeram parte da história da instituição e ajudaram a potencializar a representatividade dos municípios, não só de São Paulo, mas de todo país.
Fonte: Undime/SP
Foto: Undime/SP