Carregando

Fórum Regional Undime Nordeste é aberto em Aracaju

11/03/2024 | Undime

Encontro é o primeiro dos cinco fóruns regionais e discutirá temas estruturantes da educação, de forma mais regionalizada 

 

 

O Fórum Regional da Undime Nordeste teve início nesta segunda-feira, 11 de março, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju, com um passeio pelas cores, sons e ritmos dos nove estados nordestinos, protagonizado por alunos que compõem o projeto social “Arte na Escola”, da rede pública municipal de Nossa Senhora do Socorro/ SE.

Recorde em quantidade de inscritos, cerca de 1000 participantes, entre dirigentes municipais de educação, técnicos, prefeitos dos municípios nordestinos corresponderam à apresentação e levaram para a abertura do evento um show de alegria e nordestinidade. “A apresentação do Arte na Escola faz aumentar as responsabilidades para os próximos fóruns e nos faz também pensar o quanto a cultura e a educação andam juntas e são importantes”, afirmou o presidente da Undime e DME de Ibaretama/ CE, Alessio Costa Lima, na fala de abertura do evento.

O presidente Alessio Costa agradeceu a disponibilidade do Estado de Sergipe ao abrir as portas para acolher a todos no primeiro fórum regional da instituição. “A realização dos fóruns regionais foi uma decisão do Colegiado Ampliado da Undime. Nosso Brasil é diverso e tentaremos respeitar e contemplar essa riqueza. A Undime estará mais próxima de cada Estado. Vamos fortalecer a integração com identidade regional, ouvir opiniões, sugestões e trouxemos aqui uma pauta voltada ao interesse de cada estado”, afirmou.

Na programação de abertura, a gerente do Programa Educação Cidadã da CGU, Audria Constatini deu as boas-vindas e se colocou à disposição de todos na contribuição dos temas das mesas redondas. Também falou a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, que classificou os eventos da Undime de suma importância na construção de uma pauta nacional para a Educação, especialmente eventos regionais que agregam todos municipais.

Fernanda citou o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa; o Programa Escola de Tempo Integral e o PAC como estratégicos e que eles possam chegar cada vez mais aos cidadãos para que gerem qualidade na educação. “O PAC Seleções são investimentos da ordem de quase 10 bilhões de reais. Então, são mais escolas, creches,ônibus para que a educação possa acontecer, mas tem a magia da sala de aula. Então para isso, a gente conta com os Dirigentes Municipais, com formação de professores, com pessoas para, de fato, mudar a realidade da educação brasileira”, destacou.

Anfitriã do evento, a presidente da Undime/ SE e Região Nordeste, DME de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Franco, deixou transparecer a alegria de fazer acontecer o primeiro Fórum Regional do Nordeste em Sergipe. “Durante dois dias estaremos dialogando sobre pautas necessárias e urgentes, além de ser uma oportunidade para que fiquemos informados sobre projetos, ações, diretrizes e políticas nacionais para a Educação”, afirmou.

Descentralizar e regionalizar

Os fóruns regionais têm o objetivo de descentralizar os debates e fortalecer o compromisso institucional com a representatividade e a diversidade do país.  O Fórum Undime Nordeste acontece nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, na capital sergipana. Serão dois dias de imersão em temas estruturantes da educação pública por meio de conferências e mesas-redondas e oficinas ministradas por técnicos do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A proposta é proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e a troca de experiências visando a melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino.

Os debates irão tratar de assuntos como a execução de recursos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Escola em Tempo Integral, com representantes do Ministério da Educação; a nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021); os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital no cotidiano escolar; e oferta dos anos finais e os desafios da juventude, entre outros.

A redução das desigualdades educacionais será tratada na mesa-redonda sobre Gestão Democrática para cumprimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, os participantes irão tratar da implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no dia a dia das escolas.

Há ainda um debate sobre a efetividade do regime de colaboração na oferta da alfabetização, seus avanços e desafios, com a participação de secretários de estado da educação e presidentes estaduais da Undime que irão, juntos, abordar as experiências e como estados e municípios se organizam para solucionar problemas comuns e apoiar implementação de políticas públicas educacionais. Para encerrar, uma abordagem acerca do Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa no que diz respeito a matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Integral.

Além do Nordeste, as outras quatro regiões brasileiras também irão receber Fóruns da Undime. O da região Sul será em Curitiba, nos dias 15 e 16 de abril; o do Centro-Oeste e do Sudeste serão em maio; e o da região Norte, em junho. As datas serão informadas em breve.