Participação reforça o compromisso institucional na construção do novo Plano Nacional de Educação
Na noite do último domingo, 28 de janeiro, aconteceu a cerimônia de abertura da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, em Brasília/DF. A Undime foi representada, na mesa de autoridades, pelo presidente, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE.
Participaram também da abertura ministros, parlamentares e representantes de vários segmentos educacionais e setores sociais, incluindo entidades que atuam na educação e em órgãos do poder público, conforme estabelece o Regimento Geral. Na plateia, cerca de 2.500 pessoas acompanharam a votação, com os delegados da Conae, da Plenária de Regimento, que precedeu a abertura oficial.
A Conae 2024 pretende contribuir para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, debatendo a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do Plano vigente. Esse foi o tema recorrente nos pronunciamentos que marcaram a solenidade de abertura. O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, fechou os discursos da noite. Ele listou as ações do Ministério da Educação (MEC) em 2023 e destacou a importância da participação social, do diálogo e da colaboração. “Vocês aqui estão representando a educação de todo o País. Ninguém faz nada sozinho. Os melhores fiscais de qualquer política pública são a população. Vocês conhecem a realidade da educação em cada estado, em cada município. Por isso, essa escuta que a Conae propicia é tão importante”, afirmou.
O coordenador do Fórum Nacional de Educação, Heleno Araújo, relembrou o fato de a Conae ter sido construída de forma ampla e participativa pelo FNE, que conta atualmente com 64 entidades na área de educação. Ele apresentou números das conferências estaduais, municipais e distrital que ocorreram em todo o País.
“Foram mais de 1.300 conferências realizadas neste país, envolvendo mais de 4.300 municípios, todos os 26 estados e o Distrito Federal, contando com a participação de milhares de pessoas. O Documento-Referência, aprovado por consenso no pleno do Fórum Nacional de Educação e amplamente discutido nas etapas preparatórias para essa conferência, recebeu 8.651 emendas que serão apreciadas nas Plenárias de Eixo e na Plenária Final que faremos aqui”, informou.
A Undime participa da Conferência representada por Dirigentes Municipais de Educação que foram eleitos delegados nas etapas municipais e estaduais realizadas em todo Brasil em 2023. A participação reforça o compromisso institucional na construção do novo PNE.
Em um momento que antecedeu a cerimônia de abertura da Conferência, os dirigentes se reuniram, no início da tarde do dia 28, na sede da Undime, para conhecer a estrutura da instituição e realizar um alinhamento para a Conae. Na ocasião, o presidente nacional e Dirigente Municipal de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, que representa a Undime no Fórum Nacional de Educação (FNE) deu as boas-vindas a todos e passou orientações sobre a realização e dinâmica da etapa nacional.
Fonte: Undime, com informações do MEC
Fotos: Undime