Convidados debaterão o tema “Acesso, oferta e permanência na educação quilombola e do campo”. Encontro será nesta segunda-feira, 15 de janeiro, às 19h, com transmissão no YouTube do MEC
Nesta segunda-feira, 15 de janeiro, o 16º Encontro do Ciclo de Webinários da Conferência Nacional de Educação 2024 (Conae) debaterá o tema “Acesso, oferta e permanência na educação quilombola e do campo”. O evento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), ocorrerá a partir das 19h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal do MEC no YouTube.
O Webinário terá a participação dos seguintes convidados: Eduardo Fernandes de Araújo, especialista em Direitos Humanos e coordenador-geral de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi); Givania Maria da Silva, doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), membro e coordenadora do Coletivo Nacional de Educação da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e integrante da Rede de Ativistas do Fundo Malala no Brasil; e Evandro Costa, coordenador-geral de Políticas de Educação do Campo da Secadi.
A moderadora do debate será Geovana Lunardi, vice-presidente da Associação Mundial de Pesquisa em Educação (Wera) e professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Os especialistas debaterão a seguinte questão básica: “Há demandas concretas quanto à diversidade/especificidade da formação do magistério, ampla reorganização estrutural, ampliação de etapas e modalidades e intenso trabalho sobre currículos; tais demandas urgem e exigem priorização e poderão responder questões trazidas pelo público que estará on-line”.
Ciclo de Webinários – A série de debates proporcionada pelo Ciclo de Webinários Conae 2024 é uma preparação para a Conferência Nacional. Os encontros começaram em outubro de 2023 e irão até janeiro de 2024. O objetivo é facilitar e aquecer as discussões das conferências municipais, estaduais, distrital e nacional. Durante esses encontros, especialistas e representantes de diversas áreas da educação vão debater as metas vigentes do Plano Nacional de Educação (PNE) e as proposições para o seu próximo decênio.
Os webinários são propostos como parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) do novo PNE, instituído pela Portaria nº 1.112/2023 e composto por entidades, comissões e representantes da comunidade escolar.
Os debates, além de discutirem os problemas tratados pelo GT/PNE, abordam os sete eixos que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias da Conferência. Dessa forma, os webinários vão favorecer as discussões da Conae em todos os seus âmbitos.
Conae 2024 – A Conferência Nacional de Educação, convocada pelo Decreto-Lei nº 11.697/23, será realizada de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF), com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
O MEC é o responsável por promover a Conae, que é precedida de conferências municipais, distrital e estaduais. Já a articulação e a coordenação das conferências são de responsabilidade do Fórum Nacional de Educação (FNE). A Conae 2024 pretende contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034, de modo que debaterá a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do Plano vigente.
Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que disso resultem proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País. Isso será articulado com os planos decenais de educação nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. A finalidade, assim, é enfrentar as desigualdades e garantir direitos educacionais. Mais informações estão disponíveis na página da Conae 2024.
Fonte: MEC