Carregando

Presidente da Undime participa de Fórum da seccional Paraná

10/11/2023 | Undime

Encontro ocorreu em Foz do Iguaçu (PR) e discutiu o tema “Gestão, Planejamento e Avaliação da Educação: Desafios Atuais

 

Aconteceu, de 8 a 10 de novembro, em Foz do Iguaçu, o Fórum Extraordinário de 2023 da Undime Paraná, o maior evento de gestão educacional do estado com palestras sobre gestão, planejamento, avaliação educacional os desafios do ensino na atualidade, que reuniu cerca de 600 participantes e 122 municípios.

O Fórum contou com a presença de palestrantes de renome nacional e internacional, que discutiram sobre a nova lei de licitações, a saúde mental, os desafios da aprendizagem, as políticas de educação em tempo integral, a alfabetização, entre outros.

A presidente da Undime-PR, Marcia Baldini, destacou que foram três dias muito produtivos, com palestras de alto nível em relação aos desafios de ensino na atualidade. “É um tema bastante emergente que precisa ser discutido com os representantes municipais. A partir dos diálogos propostos, espera-se que os gestores se sintam cada vez mais aptos para melhorar as práticas e aprendizagem nos municípios”, disse. 

Para o presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, que participou do painel de encerramento “Avaliação em larga escala: análise socioeconômica, educacional e a aprendizagem”, o tema é de suma relevância visto que é por meio da avaliação educacional que os gestores podem implementar, acompanhar e verificar o impacto de políticas públicas que tenham como foco a superação dos principais obstáculos que a rede enfrenta. É oportuno ressaltar que essa avaliação externa das redes de ensino não tem caráter punitivo, e sim de subsidiar os gestores educacionais no  processo de tomada de decisão.

Em sua fala, Alessio abordou a importância do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), considerado um dos maiores do mundo, criado no ano de 1990. Reforçou que ao longo destes 33 anos de existência, o Saeb passou por mudanças, mas tem permanecido com um desenho semelhante, isto é, um Sistema que foca na avaliação dos anos finais de cada etapa; que prioriza os componentes de Língua Portuguesa e Matemática; e que se utiliza basicamente de itens de múltipla escolha.

Neste sentido, Alessio apresentou contribuições Undime para aperfeiçoamento ao novo Saeb, tais como a atualização das matrizes de referência, renovação do banco de itens e redefinição das escalas de proficiência, bem como a realização da avaliação do 2º ano do Ensino Fundamental de maneira censitária e incorporada ao SAEB, inclusão da avaliação da escrita e de produção textual, introdução da tecnologia com testes adaptativos no computador, dentre outros.

Com relação às devolutivas do Saeb, Alessio pontuou que a Undime considera necessário que seja estabelecido um menor prazo para divulgação dos resultados, com mais agilidade. “Ressalto, também a importância da produção de boletins das escolas e por aluno e o envolvimento das famílias no processo de socialização e análise dos resultados alcançados por seus filhos. Tais medidas podem contribuir positivamente para o desempenho dos estudantes nos exames”.

Na oportunidade o presidente da Undime apresentou os resultados médios de desempenho de cada estado da região Sul, assim como a análise das desigualdades educacionais resultantes da situação econômica e racial do educando, e seus desdobramentos em função da redistribuição dos recursos da Complementação da União pelo VAAR, no Fundeb.

Outros representantes da Undime compareceram aos evento, como a coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista, o Dirigente Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste/ SC  e presidente da seccional de Santa Catarina, Alex Tardetti e a Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/ RS e presidente da Undime Região Sul e seccional do Rio Grande do Sul, Maristela Ferrari Ruy Guasselli; a presidente da Undime Rio Grande do Norte e Dirigente Municipal de Educação de Rio do Fogo/ RN, Joária Vieira.

 

 

 

Fonte: Undime

Fotos: Undime Paraná