Carregando

Busca Ativa Escolar lança vídeo e podcast sobre matrícula a qualquer tempo

07/11/2023 | Busca Ativa Escolar

Os materiais são gratuitos e orientam gestões públicas como implementar a matrícula a qualquer tempo. Peças estão disponíveis no site da Busca Ativa Escolar

 

Já está disponível no site da Busca Ativa Escolar, um kit de materiais de comunicação que apresentam, de forma didática, orientações sobre como garantir a meninos e meninas o direito de se matricular em qualquer período do ano. O kit inclui um vídeo e dois episódios de podcast, todos disponíveis no canal do Youtube da Undime e no site da Busca Ativa Escolar.

As peças funcionam como um material complementar ao Guia "Matrícula a Qualquer Tempo: um passo importante para garantir o direito à educação", lançado em julho deste ano com o intuito de apoiar os municípios na organização da matrícula de fluxo contínuo. A publicação é resultado de uma Recomendação Técnica da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) para que os conselhos de todo o país elaborem normativas que garantam a matrícula de fluxo contínuo.

Participação de todos

A matrícula a qualquer tempo é uma decisão política da gestão municipal, mas para que ela tenha efetividade e adesão da população, é fundamental que todo o processo seja conduzido garantindo a participação de toda a comunidade escolar. Isso porque meninos e meninas e seus familiares precisam ter conhecimento de que podem se matricular a qualquer tempo, e todos e todas que fazem acontecer a escola precisam estar preparados para receber e acolher estes novos estudantes.

Passo a passo

Para implementar a chamada matrícula extemporânea, é necessário formalizá-la, regulamentando-a pelo Conselho Municipal de Educação. Para isso, disponibilizamos diversos modelos de documentos necessários para a formalização que podem ser utilizados e adaptados à realidade de cada local.

Após regulamentar, é necessário planejar a implementação da medida. Por isso, é importante realizar um diagnóstico a partir de dados educacionais para definir o número de vagas que serão abertas. O planejamento deve incluir um percentual de vagas adicionais para serem preenchidas ao longo do ano letivo, bem como procedimentos complementares para receber os estudantes que ingressarem na escola por meio destas vagas extemporâneas.

Depois é só divulgar junto à comunidade a disponibilidade de matrículas a qualquer tempo e receber os estudantes e/ou seus responsáveis legais para terem novamente garantido o seu direito de estudar!

Acesse aqui os materiais:

Podcast #1


Podcast #2


Vídeo


Fonte: Busca Ativa Escolar

https://buscaativaescolar.org.br/noticia/busca-ativa-escolar-lanca-video-e-podcast-sobre-matricula-a-qualquer-tempo