Carregando

Undime participa de seminário sobre educação antirracista

26/10/2023 | Undime

Evento reuniu autoridades e especialistas para abordar o enfrentamento ao racismo por meio da educação
 

Promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o apoio do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio Grande do Su e do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi realizado nesta quinta-feira, 26 de outubro, em Porto Alegre/RS, o seminário nacional “20 anos do Art. 26-A da LDBEN – fiscalização e desafios da educação antirracista”, com objetivo de debater avanços para a fiscalização da oferta do ensino da temática, a promoção da educação antirracista e das relações étnico-raciais nos processos formativos dos docentes

A presidente da Região Sul da Undime, da seccional do Rio Grande do Sul e Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS, Maristela Guasselli, participou da mesa de abertura. “A legislação sobre a oferta do ensino é importante, porém, muito mais do que a legislação, é necessário que os setores público e privado somem forças. Não é uma iniciativa solitária, é de união e de proatividade”, comentou.

Também palestrante do seminário, o presidente da Atricon, Cezar Miola, destacou os órgãos de controle estão sendo orientados e estimulados pela entidade a adotarem ações pedagógicas e de fiscalização em relação ao cumprimento da lei que trata da obrigatoriedade do ensino antirracista  junto aos entes públicos.

O evento marca os 10 anos de existência do Grupo de Trabalho GT 26-A (GT 26-A), formado por profissionais de instituições de ensino superior, auditores do TCE-RS e profissionais de outras instituições públicas. O grupo vem atuando no planejamento e execução de atividades de orientação e controle da implementação das ações voltadas ao cumprimento do dispositivo legal pelos municípios e pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Undime, com inforações da Atricon.
Foto: Undime/RS