Carregando

Curso incentiva o plantio nas escolas para nutrir o vínculo entre a criança e a Natureza

11/10/2023 | Conviva Educação

Formação gratuita e a distância ensina como cocriar a Terra das Crianças - TiNis, que busca ampliar o entendimento dos educadores sobre a Natureza e favorecer a autonomia e o protagonismo das crianças

 

O Conviva Educação traz, a partir do mês de outubro, uma novidade: o Curso on-line TiNis para Educadores. A formação é promovida pelo Instituto Alana e Gisele Bündchen pensando em educadores que buscam se tornar agentes de transformação para um mundo mais sustentável. As inscrições da atual edição são gratuitas e já estão abertas.

Clique aqui para realizar a inscrição.

O curso parte do princípio de que muitos são os benefícios de se aproximar as crianças da Natureza nas escolas: estimular a curiosidade e a criatividade, tornar as crianças mais ativas fisicamente, possibilitar uma relação mais saudável com o alimento, melhorar o desempenho escolar, incentivar comportamentos de cuidado com a Terra (e com a vida), além de promover sensações de paz e reduzir o estresse.

Plantar possibilita transformar a paisagem e estreitar a relação entre as crianças e a Natureza para que esse vínculo permaneça e o desenvolvimento do cuidado e respeito pelo mundo natural e pelo ambiente seja nutrido.

O curso tem carga horária de 40 horas e é voltado para educadores da Educação Infantil (com ênfase em Escola Municipal de Educação Infantil) e Ensino Fundamental I e educadores do contexto não formal. Além de mães, pais e responsáveis interessados na conexão dos pequenos com a natureza.

Sobre o TiNis

O projeto TiNis: Terra das Crianças faz parte de uma parceria entre o Instituto Alana e Gisele Bündchen, e é uma realização do programa Criança e Natureza, que busca fortalecer e estimular o contato e o vínculo emocional da criança com a natureza, a partir da criação de um espaço verde para brincar, aprender e vivenciar. Por meio do cultivo de plantas em pequenos espaços, que são chamados de TiNis - onde são necessários, pelo menos, três vasos de plantas ou meio metro quadrado de canteiro - o projeto convida as crianças, através de novos hábitos e práticas, a desenvolverem empatia por todas as formas de vida, tornando-se agentes de transformação para um mundo sustentável.

As TiNis são um projeto criado pela ANIA, que surgiu no Peru e já está presente em países como Equador, Bolívia, Costa Rica, Indonésia, Japão. A iniciativa foi criada pelo peruano Joaquín Leguía que, depois de passar a infância no jardim de sua avó, sempre acompanhado de seu irmão, se inspirou e entendeu que a experiência poderia transformar os jovens e o mundo.

Clique aqui para realizar a inscrição.

Fonte: Conviva Educação com informações do Instituto Alana