Carregando

Professores devem responder questionários do Saeb 2023

04/10/2023 | Inep

Todos os docentes com turmas que vão participar da avaliação precisam preencher os formulários eletrônicos. Secretários de educação municipais e diretores escolares também preenchem

 

Todos os professores com turmas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 devem responder aos questionários eletrônicos nesta edição. Trata-se de uma novidade, tendo em vista que, até 2021, a aplicação eletrônica era realizada somente para secretários municipais de educação, diretores escolares e docentes da educação infantil. Com a mudança, os docentes de todas as turmas avaliadas responderão aos questionários, tanto nas aplicações censitárias, quanto nas amostrais.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou o envio dos links para o preenchimento dos questionários. O prazo para responder vai até 17 de novembro. A Fundação Cesgranrio, empresa contratada pelo Inep para aplicar os testes cognitivos do Saeb 2023, também já começou o agendamento das aplicações das provas nas escolas.

A aplicação presencial dos testes será realizada entre 23 de outubro a 10 de novembro.

Questionários – Os secretários (ou dirigentes) municipais respondem sobre o funcionamento das redes de ensino, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores. Diretores de instituições que oferecem educação infantil e de escolas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, bem como de 3ª e 4ª séries do ensino médio, participantes do Saeb, fornecem dados sobre seu perfil e sua experiência como gestores escolares, sobre atividades desenvolvidas, recursos disponíveis e infraestrutura do estabelecimento.

O conjunto de perguntas permite que se conheça mais sobre a realidade da educação nas escolas.

Professores fornecem informações sobre formação docente, experiência profissional, condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem dos alunos, violência no ambiente escolar, recursos didáticos e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

No caso dos estudantes, o questionário aborda temas como condição socioeconômica, participação da família, interação com professores e colegas em sala de aula, além de atividades pedagógicas desenvolvidas. Atualmente, os estudantes de todo o Brasil respondem aos questionários impressos durante a aplicação dos testes cognitivos do Saeb.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Confira a Portaria do Saeb 2023

Acesse a cartilha do Saeb 2023

Saiba mais sobre o Saeb

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/professores-devem-responder-questionarios-do-saeb-2023