Carregando

Undime participa do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023

20/09/2023 | Undime

Evento acontece em Brasília e reúne autoridades em educação, governadores, e representantes de organizações civis, estados e municípios

 

Com objetivo de direcionar estratégias eficazes para o desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade para fase de alfabetização, começou na manhã desta terça-feira (19), em Brasília, o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023.  O painel de abertura do evento contou com a participação do Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP, presidente da Região Sudeste e da seccional de São Paulo, Luiz Miguel Garcia, representando a Undime; do secretário de Educação do Mato Grosso, representando o Consed, Alan Porto; do coordenador do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, Saulo Andreon e pelas representantes da Aliança pela Alfabetização: Camila Pereira, Márcia Campos e Maria Slemenson.

“As redes municipais têm o privilégio e o compromisso de ser a porta de entrada do aluno(a) para a alfabetização nesta sociedade que subordina o conhecimento e amplia nosso horizonte. Sendo assim, o grande desafio é construir projetos que façam sentido para todos, com todo mundo se sentindo parte. Estamos em um processo novo e precisamos da construção de um regime de colaboração que venha fortalecido a partir da Constituição 1988, com a União, os Estados e os Municípios”, disse o DME de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Garcia.

Na sequência, com mediação da secretaria executiva do Ministério da Educação e ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, aconteceu a mesa "O regime de colaboração como estratégia nacional para a garantia da alfabetização de crianças", com a participação dos governadores Ronaldo Caiado, de Goiás; João Azevêdo, da Paraíba e dos secretários estaduais de educação do Ceará, Eliana Estrela; Maranhão, Anderson Lindoso (em exercício); do Paraná, Roni Miranda; e do Tocantins, Fábio Vaz.

Durante a mediação, a atual secretária executiva do MEC, professora Izolda, falou da importância do trabalho desempenhado pela Undime, no fortalecimento do regime de colaboração nos territórios. “Tenho muita gratidão à Undime, pois quando fui secretaria de Educação, ela foi importante para implementação da política no Ceará. A instituição foi fundamental na interação em todo território, por meio das coordenadorias regionais, que foram capazes de ir em cada região para implantar a estratégia”, comentou, Izolda Cela.

O evento, que vai acontecer até o dia 20 de setembro, reúne 21 representantes da Undime, e vai promover debates e trocas de conhecimentos entre especialistas, líderes educacionais e profissionais engajados na área da educação.  Em debate, a construção de uma agenda nacional para a alfabetização, a importância da mobilização social em prol desse compromisso coletivo e o papel crucial tanto do Poder Executivo, como do público envolvido no evento, na concretização desse objetivo. A discussão passa ainda pela formação de professores e pelo desenvolvimento de materiais didáticos e currículo.

 


Fonte e fotos: Undime