Reunião aconteceu nesta quinta-feira (14), na capital federal
O presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima e o vice-presidente nacional e presidente da Undime/MT, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT, Silvio Fidelis se reuniram, na manhã desta quinta-feira (14), com a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, para tratar da implementação das ações no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, também participou da agenda.
Além disso, foi discutido sobre caminhos e possibilidades para otimizar e dar celeridade no planejamento e utilização dos recursos que serão aportados ainda este pelo MEC para a realização das ações do programa em curso.
Na ocasião, os representantes da Undime também estiveram com a coordenadora-geral de Alfabetização do Ministério da Educação, Mônica Silva de Souza. Na pauta, foram debatidas e alinhadas questões relacionadas ao programa, especialmente referentes à Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
Com o objetivo de coletar informações para subsidiar este momento com o Ministério da Eduacação, a Undime reuniu previamente os presidentes das seccionais de cada estado bem como os articuladores estaduais indicados pela Undime para compor a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização – Renalfa. O intuito foi entender como caminham as ações do programa, como por exemplo a elaboração em regime de colaboração do Plano de Ações do Território Estadual (PATe) bem como o envio ao MEC até 12 de setembro.
A coordenadora-geral de Alfabetização do Ministério da Educação, Mônica Silva de Souza, recebeu de maneira positiva os pontos apresentados e reforçou que o MEC tem reiterado a importância do trabalho conjunto e articulado, entre estados e municípios, sobretudo no âmbito da Renalfa.
Para o presidente nacional da Undime um dos pontos estratégicos para o sucesso do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada reside justamente na atenção necessária quanto à estruturação da rede de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, de maneira participativa, democrática e transparente, com profissionais tecnicamente qualificados e comprometidos com a garantia da alfabetização das crianças na idade certa. “Nesse sentido, é essencial fortalecer a cultura do trabalho em regime de colaboração entre os agentes das redes estaduais e municipais”, disse Alessio.
Assessoria de Participação Social e Diversidade
Ainda em agenda na manhã desta quinta-feira (14), em Brasília, os representantes da Undime se reuniram com a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Educação, Elayne Passos.
O encontro aconteceu na sede da pasta e, na oportunidade, foram abordados assuntos relacionados às principais demandas da educação no âmbito dos municípios, bem como as ações e programas do MEC em curso, como o pacto pela retomada de obras paralisadas e inacabadas, educação integral, entre outros.
A Assessoria é um órgão de assistência direta e imediata ao ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.
Fonte/Fotos: Undime