Organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda
Pensado para promover discussões relacionadas ao municipalismo em Pernambuco e no país, e contribuir para uma gestão cada vez mais sustentável e inovadora, acontece de 28 a 30 de agosto, o 6º Congresso Pernambucano de Municípios. O evento, que reúne lideranças locais e nacionis, acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
A Undime foi representanda pela Dirigente Municipal de Educação (DME) de Igarassu/PE e presidente da seccional de Pernanbuco, Andreika Asseker Amarante, que participou nesta terça-feira, 29 de agosto, do painel sobre financiamento da educação básica.
“O debate foi sobre o financiamento da educação, as complementações e principalmente o VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados). Foi apresentado como os municípios podem se habilitar, e isso, é tão necessário para o desenvolvimento das aprendizagens e diminuição das desigualdades educacionais. Muitas redes ainda não têm esse olhar tão específico. Então, falamos um pouco sobre o porquê da criação do VAAR, quais são as suas condicionalidades e como a rede pode impulsionar o seu desenvolvimento para redução dessa desigualdade educacional tanto a socioeconômica quanto a desigualdade de raça que a gente sabe que ainda existe. Os indicadores estão aí e apontam que, infelizmente, existe essa desigualdade educacional nas nossas redes”.
Para a presidente da Amupe, Márcia Conrado de Lorena e Sá Araújo, os municípios participantes do 6° Congresso vão ter a oportunidade de compartilhar experiências exitosas em sintonia com a temática do evento: inovação e sustentabilidade. “Através dos diálogos, nós da organização do evento esperamos promover uma transformação positiva nas gestões municipais”, comentou.
Fonte: Undime