Carregando

Live: Saeb 2023 será tema de evento virtual promovido pelo Inep

29/06/2023 | Inep

Encontro será transmitido na próxima sexta (30), no canal do Inep no YouTube, e trará detalhes sobre a avaliação, que será aplicada a partir de outubro

 

Na próxima sexta-feira, 30 de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) transmitirá, a partir das 15h, a live "Diretrizes de realização do Saeb 2023 – Saiba mais sobre a avaliação". No encontro, serão apresentados detalhes sobre a operacionalização e o cronograma desta edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O evento virtual será transmitido pelo canal do Inep no YouTube.

Clique aqui para acompanhar.

“Vamos falar sobre a Portaria de uma forma simples e objetiva. Sabemos que as secretarias de educação estavam aguardando por ela porque, afinal, é o que determina todo o cronograma. Então, esse encontro vai ser importante para que as redes se preparem da melhor forma possível para receber a avaliação”, explica Clara Machado, coordenadora-geral do Saeb.

O Inep publicou a Portaria do Saeb 2023 no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (26).

 


Durante o encontro, o público também poderá esclarecer dúvidas sobre os processos que envolvem o Saeb como um todo. “A avaliação educacional traz aspectos que, para quem está fora desse âmbito, não são tão claros. Nós vamos falar sobre esses processos e pactuar as ações conjuntas”, pontuou Clara Machado. “Nesse contexto, inclusive, fizemos o esforço adicional de produzir um material complementar para apoiar o público interessado na localização, compreensão e utilização das informações. Sabemos que o formato de Portaria nem sempre é o mais acessível. Então, criamos essa cartilha, que destaca as informações mais importantes e iremos apresentá-la na live”, complementou.

 


O Inep aplicará o Saeb entre 23 de outubro e 10 de novembro, em todas as unidades da Federação.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Assista à live

Confira a Portaria do Saeb 2023

Saiba mais sobre o Saeb

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/live-saeb-2023-sera-tema-de-evento-virtual