Carregando

Assista na íntegra à videoconferência sobre o Compromisso Criança Alfabetizada

28/06/2023 | Conviva Educação

Mais de 1.700 pessoas acompanharam simultaneamente a transmissão ao vivo

 

A Undime realizou videoconferência, por meio da plataforma Conviva Educação, nesta quarta-feira (28) sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC). No bate-papo foram abordadas questões relacionadas ao contexto, adesão, governança e gestão da iniciativa.

O vídeo com a íntegra está disponível na galeria do Conviva (clique aqui).

Participaram da conversa Mônica Maria Silva de Souza, coordenadora-geral de Alfabetização do Ministério da Educação, e Marcia Aparecida Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR, presidente da Undime Paraná e coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime.

A transmissão registrou pico de 1.700 pessoas acompanhando simultaneamente ao vivo. O vídeo já conta com mais de 3.400 visualizações. Na oportunidade, além da apresentação da representante do MEC, o público teve a oportunidade de registrar dúvidas que foram respondidas ao vivo.

Sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi estabelecido pelo Decreto Nº 11.556, de 12 de junho de 2023. A iniciativa que pretende garantir a alfabetização de 100% das crianças brasileiras ao final do 2° ano do Ensino Fundamental, foi lançada oficialmente, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 12 de junho.

Como prevê o Decreto, o Governo Federal fará um aporte de R$ 1 bilhão, em 2023, e de mais R$ 2 bilhões até 2026 para a implementação de políticas, programas e ações para a alfabetização até o final do 2º ano do ensino fundamental; e vai promover medidas para a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização e na ampliação e no aprofundamento das competências em leitura e escrita dos estudantes do 3º ao 5º ano.

A adesão ao Compromisso será voluntária e se dará mediante assinatura do respectivo termo pelo chefe do Poder Executivo estadual, distrital e municipal ou por seu representante.

Fonte: Conviva Educação