Carregando

Undime Rio de Janeiro inicia nova gestão

23/06/2023 | Undime

Osório Figueiredo, Dirigente Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu foi reeleito presidente estadual, Maria Virginia Andrade Rocha,  de Nova Iguaçu é a vice-presidente

 

 

Os Dirigentes Municipais de Educação (DME) do Rio de Janeiro se reuniram de 21 a 23 de junho, em Búzios, para a realização do 76º Fórum Estadual que, nesta edição, debateu o tema “Compreendendo os parâmetros nacionais e seu uso como referência para a construção de uma educação com qualidade”.

Ao longo dos três dias de evento, os Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das secretarias de educação do Rio de Janeiro puderam debater assuntos de interesse da gestão municipal e acompanhar palestras sobre educação financeira nas escolas; currículo e aprendizagem na Educação Infantil e o Plano Municipal da Primeira Infância; evasão escolar; práticas educativas para uma alfabetização eficaz, entre outras.

No primeiro dia de Fórum foi realizada a eleição da nova diretoria da seccional, biênio 2023/2025. Osório Figueiredo, DME de Cachoeiras de Macacu foi reeleito presidente estadual, e Maria Virginia Andrade Rocha, DME de Nova Iguaçu vice-presidente. Na ocasião, a seccional também elegeu os membros do Conselho Nacional de Representantes, Delegados(as) e Conselho Fiscal Estadual.

A conferência de abertura tratou da violência nas escolas, com a psicanalista e escritora de livros, Jane Haddad. Esse assunto, que tem preocupado cada vez mais a sociedade brasileira, também foi pauta do “Momento Undime”, um espaço para troca de experiências entre os municípios fluminenses sobre as ações nas escolas para promover a cultura de paz.

O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Ibaretama/CE, esteve presente no último dia de evento e ministrou a palestra de encerramento, sobre “Financiamento da Educação: piso do magistério”. Alessio apresentou aos DME pontos que a Undime considera importantes para a aprovação de nova lei do Piso Salarial Nacional do Magistério, tais como a instituição de um comitê para discutir a nova Lei do Piso, com representantes do Ministério da Educação (MEC), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Undime; a definição de um novo mecanismo de atualização do piso, que seja sustentável e que considere a realidade e o marco legal do Novo Fundeb; e por fim, o encaminhamento da proposta construída pelo comitê ao Congresso Nacional, com incidência política junto aos parlamentares.

O presidente reeleito da Undime RJ, Osório Figueiredo, reforçou a importância do regime de colaboração firmado entre o governo do estado e os municípios fluminenses. “Acredito que a grande conquista destes últimos anos foi a efetivação do regime de colaboração, que há anos não se efetivada. Porém, conseguimos isso no início deste ano. Esperamos que neste mandato, possamos aprovar uma lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para dar as diretrizes do regime de colaboração. O foco é  trazer para os nossos municípios mais oportunidades de capacitação e experiências positivas junto ao governo estadual", disse.

Osório também aproveitou para informar que, nesta nova gestão, irá continuar trabalhando para ampliar a adesão junto à Undime, trabalhando junto aos prefeitos e prefeitas para promover a conscientização da importância e relevância do trabalho da instituição.

Fonte: Undime
Fotos: Undime RJ

https://undime.org.br/noticia/23-06-2023-18-47-undime-rio-de-janeiro-inicia-nova-gestao