Carregando

Undime participa de reunião do Grupo de Trabalho criado para discutir o novo Plano Nacional de Educação

23/06/2023 | Undime

(Foto: Luis Fortes/MEC)

5ª reunião do GT aconteceu 19 a 23 de junho, em Brasília


 

De 19 a 23 de junho, a Undime participou da 5ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Ministério da Educação criado para discutir as estratégias e diretrizes do novo Plano Nacional de Educação (PNE), decênio 2024-2034. O encontro aconteceu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

Na ocasião, a instituição foi representada pelo vice-presidente da Undime Pernambuco e Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria/PE, Natanael José da Silva; pelo Dirigente Municipal de Educação de Catalão/GO e suplente da presidência da Undime Região Centro-Oeste, Leonardo Santa Cecília; pela assessora de Políticas Públicas Educacionais, Vivian Ka e pelo assessor de projetos da Undime, Vilmar Klemann.

O GT tem caráter consultivo e propositivo e busca realizar a análise dos problemas da educação nacional.

Ao longo dos cinco dias de trabalho, os membros do GT participaram de oficinas de sistematização dos macroproblemas já levantados anteriormente pelo Grupo. O objetivo final da reunião foi a apresentação de resultados dos trabalhos.

O Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria/PE avalia que todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito do GT é de extrema importância para o próximo Plano. Isso porque, segundo ele, “o Plano Nacional de Educação é a principal marca de um decênio e, por isso, todas as metas e estratégias que forem pactuadas requerem que, de fato, se reflita a necessidade da educação brasileira como um todo”, disse Natanael.

De acordo com o MEC, depois da identificação das causas dos problemas apontados, será possível estabelecer os objetivos e as metas para a educação. O documento será discutido com o Conselho Nacional de Educação, com os conselhos municipais de Educação e também com os fóruns municipais, estaduais e nacional de Educação e levado às conferências municipais, estaduais e nacional de Educação e, somente após essas fases, resultará em uma minuta de Projeto de Lei, contendo diagnóstico, diretrizes, objetivos, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação do próximo decênio. A previsão é que o anteprojeto de lei seja entregue ao Congresso Nacional no próximo ano.

(Foto: Undime)

(Foto: Luis Fortes/MEC)

 


 

Fonte: Undime com informações do MEC

https://undime.org.br/noticia/23-06-2023-15-04-undime-participa-de-reuniao-do-grupo-de-trabalho-criado-para-discutir-o-novo-plano-nacional-de-educacao