Carregando

Banco de dados detalha os resultados do PIRLS

26/06/2023 | Inep

Informações do último ciclo sobre alunos e seus contextos sociais também podem ser acessadas. Estudo avalia progresso de estudantes do 4º ano do ensino fundamental em leitura

 

Foi lançado, nesta quinta-feira, 22 de junho, o banco de dados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), com uma série de informações levantadas (inclusive contextuais) referentes ao 4º ano do ensino fundamental. O objetivo é dar suporte a análises, após a publicação dos resultados do último ciclo (que ocorreu em maio), e levantar subsídios para políticas educacionais no que se refere à compreensão leitora. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou o PIRLS a estudantes brasileiros, pela primeira vez, em 2021.

O banco traz informações sobre os 57 países que participaram do estudo e também a respeito dos oito sistemas de padrões de referência. Inclui, ainda, registros relativos a, aproximadamente, 400 mil alunos; 380 mil pais ou responsáveis; 20 mil professores; 13 mil diretores de escolas; além dos relatos dos coordenadores nacionais de pesquisa de cada nação.

Impactos da pandemia – Por ocasião da crise sanitária causada pela covid-19, esse ciclo coletou dados sobre a aprendizagem durante a pandemia. Nesse contexto, a Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), responsável pelo PIRLS, também divulgou um estudo que investiga os declínios no desempenho da leitura observados na edição de 2021.

Avaliação – O PIRLS afere as habilidades em leitura de alunos do 4º ano do ensino fundamental, momento em que, normalmente, o aluno já aprendeu a ler e está colocando a leitura em prática como um instrumento de aprendizado. Por isso, a avaliação busca coletar dados justamente sobre esse ponto da trajetória escolar.

PIRLS – As provas contemplam dois eixos: a experiência literária, e a aquisição e o uso da informação. Além disso, os resultados consideram fatores contextuais que podem influenciar o desempenho dos estudantes. Essa contextualização é feita por meio de questionários, respondidos pelos próprios estudantes, professores e diretores, pais ou responsáveis. O estudo é realizado, a cada cinco anos, pela IEA, cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

Acesse o banco de dados sobre o PIRLS

Acesse o estudo sobre os impactos da pandemia

Saiba mais sobre o PIRLS

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/banco-de-dados-detalha-os-resultados-do-pirls