Carregando

Instituições lançam prêmio para projetos sustentáveis criados em escolas da América Latina

21/06/2023 | Undime

Podem participar escolas de ensino fundamental e médio do Brasil, México e Colômbia 

 

O Grupo Santillana, a Fundação Santillana e a Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação se uniram para criar o Prêmio Escolas Sustentáveis. O objetivo é reconhecer projetos sustentáveis que tenham sido criados e desenvolvidos dentro das escolas. Poderão participar escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio do Brasil, México e Colômbia. Os projetos devem estar relacionados a temáticas da agenda ESG, da sigla em inglês para meio ambiente, social e governança.

“O prêmio Escolas Sustentáveis tem o objetivo de valorizar projetos sociais, ambientais e de governança que nascem no âmbito escolar e extrapolam os muros desses ambientes, podendo impactar positivamente as populações do entorno. É um prêmio que valoriza a iniciativa cidadã”, afirmou o diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana, Luciano Monteiro.

As iniciativas deverão ser realizadas por equipes de estudantes e de membros das comunidades do entorno das escolas de ensino. É preciso que os projetos inscritos promovam impactos nas escolas e nos seus entornos, mobilizando e conscientizando a população sobre a necessidade de mitigar riscos sociais e ambientais, tanto do ponto de vista individual como coletivo.

Para Francisco Cuadrado, presidente executivo da Santillana, o prêmio é uma das ações chave dentro da estratégia de sustentabilidade da Santillana. “Uma iniciativa com a qual pretendemos sensibilizar a comunidade educativa e, ao mesmo tempo, dar visibilidade às melhores práticas para que sirvam de inspiração ao resto das escolas da América Latina”, comentou.

Já Mariano Jabonero, secretário-geral da OEI, destacou o papel "protagonista" da educação em temas tão transcendentais para a região ibero-americana como o acesso à água, a poluição, a reciclagem ou o aquecimento global. “Promover o interesse e o conhecimento dos alunos pelo ecossistema que os cerca os torna responsáveis por desenhar propostas que, a partir da teoria e da prática, possam gerar resultados positivos que mitiguem as consequências dos efeitos adversos das mudanças climáticas”, afirmou.

Por sua vez, Raphael Callou, diretor da OEI Brasil, ressalta que ao longo de sua história, a OEI tem promovido projetos que fortalecem a educação, a ciência e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano, construindo um presente e um futuro melhor para todos. “O Prêmio Escolas Sustentáveis se une a esse ideário ao reconhecer e incentivar nas escolas o desenvolvimento de uma visão e atitude sistêmicas, o que repercutirá positivamente em toda a comunidade”, disse.

A premiação terá duas etapas: uma nacional (contemplando projetos por país participante) e uma internacional, em que serão escolhidos os melhores projetos entre os três países participantes. Poderão participar escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Brasil, México e Colômbia.

Na primeira etapa (nacional), serão selecionados seis vencedores por cada país, sendo três referentes ao ensino fundamental e três de ensino médio. As escolas vencedoras que ficarem em primeiro lugar em cada categoria (ensino fundamental e médio) de cada país são elegíveis a participar da seleção internacional. 

Para mais informações, basta acessar o link https://www.premioescolassustentaveis.com/   

Fonte: Undime 

http://undime.org.br/noticia/21-06-2023-13-17-instituicoes-lancam-premio-para-projetos-sustentaveis-criados-em-escolas-da-america-latina