Carregando

Governo inicia Caravana Juventude pela Paz nas Escolas

18/05/2023 | MEC

Iniciativa faz parte das ações do grupo interministerial de enfrentamento à violência no ambiente escolar. Durante o evento, MEC lançou mais uma cartilha sobre escola segura

 

Nesta quarta-feira, 17 de maio, o Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, lançou a Caravana Juventude pela Paz nas Escolas, em Goiânia (GO). A iniciativa faz parte das ações do Grupo de Trabalho Interministerial de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), e tem o objetivo de difundir uma cultura de paz, tolerância e direitos, bem como prevenir a violência em ambientes educacionais.  
O Ministério da Educação foi representado pela Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo e pelo coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude, da Secadi, Yann?Evanovick. Também estavam no evento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Luiz dos Santos.  

A primeira instituição de ensino a receber a Caravana Juventude pela Paz nas Escolas foi a Escola Municipal Dom Tomás Balduíno. Nessa primeira fase, a Caravana visitará 10 cidades brasileiras, promovendo um dia de ocupação em cada unidade. Serão desenvolvidas atividades culturais, esportivas e científicas, e oferecidas oficinas com especialistas em diversos temas, além de palestras e apresentações sobre direitos para crianças, adolescentes e jovens. 

Cartilha – durante o evento, o MEC lançou a cartilha "Escola Segura: como lidar com conteúdos de violência online e conversar com crianças e jovens sobre o tema". A intenção é auxiliar os diálogos para a construção de um ambiente digital mais saudável e seguro, com orientações simples e práticas. A cartilha foi produzida com apoio de especialistas da sociedade civil sobre segurança digital e educação para as mídias, e está dividida em três partes: para pais, educadores e alunos.? 

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, gravou um de vídeo sobre a iniciativa e reforçou a importância do protagonismo da juventude, como principais atores dessa agenda de construção da cultura de paz nas escolas e na comunidade, proporcionando uma convivência escolar democrática, que respeita as diferenças e o exercício da cidadania. “No âmbito do MEC, temos trabalhado junto às secretarias estaduais e municipais de educação e toda a comunidade escolar educacional na construção de ambientes escolares como território de proteção e segurança”, disse.  

De acordo com o Ministro, a Caravana é um marco do novo governo, que tem trabalhado com foco no diálogo. “Estamos reconstruindo o Ministério da Educação e acreditamos que ouvir a juventude e os trabalhadores da educação é a parte fundamental para esse projeto”, anunciou.  

A secretária Zara Figueiredo reforçou a importância do ambiente escolar como espaço de aprendizagem, do exercício da tolerância, do respeito à diversidade e da prática radical da alteridade, de modo a considerar o outro como igual. “O papel e o lugar da escola são estes, de encontrar e reunir pessoas, de produzir conhecimento, de socializar o conhecimento produzido por ela. Não podemos nos tornar prisioneiros de outras agendas sobre o argumento da segurança”, afirmou.  

Agenda – As próximas cidades por onde a caravana passará, em datas a serem definidas, são: Blumenau (SC), Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Aracaju (SE), Sobral (CE) e São Paulo (SP). 

GTI – o Grupo de Trabalho Interministerial de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. Além do Ministério da Educação e da Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, integram o GTI os ministérios da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, das Comunicações, da Saúde, da Cultura e o do Esporte. 

 

Fonte: MEC 
Foto: Karla Boughoff

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/governo-inicia-caravana-juventude-pela-paz-nas-escolas