Evento aconteceu de 25 a 27 de abril, em Novo Hamburgo
“Aprendizagem e financiamento: desafios da educação municipal” foi o tema do Fórum Estadual Ordinário da Undime/RS de 2023 e Fórum Região Sul, que recebeu mais de 1.000 representantes da educação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre os dias 25 e 27 de abril, em Novo Hamburgo/RS. Durante os três dias foram debatidos assuntos como: financiamento, regime de colaboração, tecnologia, educação infantil, primeira infância, alfabetização, educação inclusiva e neurociência.
O presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, participou do primeiro painel que debateu “Regime de Colaboração: articulação e fortalecimento pela qualidade da educação pública”e abordou questões como a implementação do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê), a colaboração e adesão das Prefeituras ao Programa de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), a aplicação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) e a articulação com o Ministério da Educação (MEC) para o repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entre outros.
Já o vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, participou do debate sobre o Fundeb. Na ocasião, foram abordadas estimativas, complementações a distribuição dos recursos entre Estados e municipios.
Ainda durante o evento, os participantes puderam conferir atrações culturais como o espetáculo Coração Grande do Sul, que apresentou a origem da história gaúcha com alunos de 9 a 15 anos do programa de iniciação às artes do Sesi/RS.
Eleição
Na manhã do dia 27 de abril, aconteceu a eleição para o biênio 2023-2025 da Undime/RS. A Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS, Maristela Ferrari Ruy Guasselli, foi reeleita presidente da seccional, e a Dirigente Municipal de Educação de Santiago/RS, Mara Elizete Rebelo de Lourenço, vice.
"Eu entendo que é uma grande responsabilidade estar à frente da Undime Rio Grande do Sul, pois são 497 municípios ao todo. Por outro lado, sinto que a recondução à presidência da seccional promove mais possibilidades, porque hoje certamente tenho mais experiência do que tinha antes", disse Maristela.
A presidente reeleita destacou ainda que o Fórum é um momento de debate e reflexão onde os dirigentes e equipes técnicas têm a oportunidade de parar e pensar para compreender as novas práticas. "Nesse tempo que estamos vivendo tão controlado pelas novas tecnologias, esperamos soluções e respostas instantâneas e eu entendo que nos falta tempo para pensar essas práticas. Nesse sentido, estarmos imersos durante esses três dias foi fundamental para trocarmos experiências, conversarmos e aprendermos", disse.
Também participaram do Fórum, diversos autoridades como a presidente do Conselho Estadual da Educação (CEED), Fátima Ehlert a coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme, Fabiane Bitello; a promotora do Ministério Público e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões/RS, Luciana Casarotto; o coordenador da Educação da Famurs, Itamar Chagas e o auditor externo do Tribunal de Contas do RS, César Follmann.
Fonte: com informações da Undime/RS
Fotos: Undime/RS
https://undime.org.br/noticia/27-04-2023-19-16-mais-de-1000-gestores-da-educacao-participam-do-forum-undime-rs-e-regiao-sul-