Iniciativa do MEC e Inep pretende ouvir professores de redes municipais de educação para estabelecer os conhecimentos e habilidades que uma criança deve ter para ser considerada alfabetizada ao fim do segundo ano do ensino fundamental
Representantes da Undime estiveram em Brasília nesta quarta-feira, 22 de março, para o encontro “Alfabetiza Brasil: diretrizes para uma política nacional de alfabetização das crianças”, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de definir as diretrizes para uma política nacional de alfabetização.
O evento apresentou a pesquisa “Alfabetiza Brasil”, que será realizada entre os dias 15 e 23 de abril, ouvindo 341 professores do 2º ano do ensino fundamental, de 291 municípios brasileiros, e a previsão é que os resultados sejam apresentados em maio. A aplicação do estudo ficará concentrada em uma capital por região, são elas: Belém/ PA; Recife/ PE; Brasília/ DF; São Paulo/ SP e Porto Alegre/ RS.
Na apresentação, o presidente da autarquia, Manuel Palácios, salientou que os dados irão permitir que seja assegurada a alfabetização de todas as crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental. “Com a pesquisa, iremos promover um grande entendimento nacional sobre o que desejamos: quais são as habilidades, conhecimentos, e o desempenho desejáveis para a alfabetização, avaliando a leitura, escrita e a fluência. Mais do que fixar metas quantitativas, qualitativamente, Inep oferecerá insumos importantes para o monitoramento das políticas”, informou Manuel.
O Ministro Camilo Santana reforçou que uma das grandes políticas do governo federal será a criação de um grande programa de alfabetização e destacou a importância dos professores nesse processo. “ O compromisso do governo é olhar para a educação básica brasileira, que é o início da vida de nossas crianças e jovens. É importante definir padrões do que representa uma criança realmente alfabetizada. Os dados do Saeb de 2021, mostram que pouco mais de 38% dos estudantes avaliados tinham condições de aprendizagem adequada em língua portuguesa. Isso compromete todo ciclo evolutivo desses estudantes na educação básica”.
O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Ibaretama/ CE, participou da mesa de abertura do evento. Na oportunidade, Alessio pontuou que a pesquisa representa uma ação estratégica no avanço das definições das questões curriculares, sobretudo a partir das mudanças ocorridas com a BNCC da educação infantil e do ensino fundamental, em que se espera que o processo de alfabetização seja concluído até o término segundo ano do ensino fundamental.
“É preciso conhecer melhor, saber dos professores-alfabetizadores como eles entendem esse processo de aprendizagem das crianças nessa faixa etária. Essa pesquisa também oferecerá subsídios para a política nacional de avaliação da alfabetização, ao se definir uma matriz de referência que esteja ancorada em padrões de desempenho realmente esperados por aqueles que fazem a alfabetização: os nossos professores. É importante a tratar dessa política, inclusive é um pedido da Undime a retomada da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) incorporada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a fim de que seja censitária e garanta diagnósticos precisos do processo de alfabetização em cada unidade escolar e em cada um dos 5.568 municípios brasileiros”, explica.
Também participaram da solenidade de lançamento, a presidente da Undime Região Norte, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, DME de Piraquê/ TO; a presidente da Undime Região Sul, Maristela Guasseli, DME de Novo Hamburgo/ RS; a suplente da presidência da Undime Região Nordeste, Luiza Aurélia Teixeira, DME de Crateús/ CE; o presidente da Undime Mato Grosso do Sul, Guerino Perius, representando a Região Centro-Oeste; o Dirigente Municipal de Educação de São Paulo/ SP, Fernando Padula, representando o Sudeste; e a coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista.
Fonte e fotos: Undime