Carregando

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: inscrições abertas!

07/02/2023 | Undime

Inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelas escolas até 17 de março

 

Estão abertas as inscrições para a 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição científica reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 17 de marçoClique aqui!

A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. A olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições.

“Com a criação das medalhas regionais, aumentamos consideravelmente o número de premiados em todo Brasil, o que estimula ainda mais os alunos. Aumentamos também o número de medalhistas de escolas privadas”, disse Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP.

A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 bronzes aos participantes de unidades públicas e particulares. Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Os melhores colocados de cada região também serão premiados. A organização vai oferecer no mínimo 20,5 mil medalhas. O número será calculado de acordo com o desempenho de cada unidade federativa. A premiação regional será de responsabilidade de cada coordenação e não permite acesso ao PIC.

Como se inscrever

A inscrição deve ser realizada pelas escolas. Para isso, é necessário preencher a ficha disponível no site da OBMEP, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na OBMEP. Clique aqui para acessar o regulamento.

A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada em 30 de maio e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 7 de outubro.

As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.

Sobre a Olimpíada

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

A 17ª OBMEP contou com 18,1 milhões de participantes e atingiu 54 mil escolas, em 99,78% dos municípios brasileiros

Fonte: Undime (com informações da OBMEP)