Carregando

I Encontro Interestadual das seccionais da Undime Alagoas e Sergipe é aberto em Maceió

16/12/2022 | Undime

Com o tema “Direito do Desenvolvimento Integral da Primeira Infância Habilidades Cognitivas, Socioemocionais e Motoras", o encontro vai até a sexta-feira, dia 16 de dezembro

 

Auditório lotado no primeiro dia de encontro interestadual das seccionais da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Alagoas e Sergipe, aberto nesta quarta-feira, 14, no Maceió Atlentic Hotel, na Capital Alagoana.

Com o tema “Direito do Desenvolvimento Integral da Primeira Infância Habilidades Cognitivas, Socioemocionais e Motoras", o encontro estende-se com uma vasta programação até a sexta-feira, 16. “É um encontro inédito onde reunimos dirigentes municipais para tratar de um tema muito importante: a primeira infância. São mais de 110 dirigentes dos dois estados que têm muito em comum e também o que trocar de experiências”, destaca a anfitriã, Noêmia Barroso Pereira, presidente da Undime Alagoas e Dirigente Municipal de Teotônio Vilela/ AL.

De acordo com Josevanda Franco, presidente da Undime Sergipe e Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/ SE, o tema que permeia todo o encontro é de grande relevância para os gestores municipais já que “a infância era aquele momento que se colocava a criança na escolinha para brincar”. “Nós que fazemos a educação sabemos desde muito cedo a importância de trabalhar a primeira infância dentro de um contexto pedagógico e de dar na primeira infância um trilhar de um caminho que vai fortalecer todas as etapas de vida”, disse.

A abertura do evento se deu com a participação do presidente da Undime Nordeste, Carlos Rubens, Dirigente Municipal de Educação de Dois Riachos/ AL; do prefeito de Campo Alegre, Nicolas Teixeira, representando a Associação dos Municípios Alagoanos; da secretária Estadual de Educação, Roseane Vasconcelos; Andréa Dantas, diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, representando o secretário de Estado Josué Modesto, além de Marly Vidinha, presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas e Coordenadora da União dos Conselhos Municipais de Educação de Alagoas (Uncme).

Para Andréa Dantas, o encontro é um momento importante na realização de um intercâmbio de experiências entre os Estados, já que a Seduc Sergipe vem ao longo da gestão realizando um trabalho de fortalecimento do regime de colaboração com os municípios.

“Dentro dessa política de estado tem o programa 'Alfabetizar pra valer' que já mostra bons resultados entre os municípios sergipanos”, destaca ela, elecando como principais atividades, a distribuição do material didático para os alunos contemplados com o programa, formação dos professores alfabetizadores nos 75 municípios sergipanos, além do primeiro Prêmio Escola Destaque e a verba disponibilizada pelo Governo de Sergipe de mais de R$ 100 milhões para que os municípios invistam em atividades de alfabetização na idade certa.

Programação

A abertura do evento trouxe uma apresentação teatral protagonizada por alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, de Japaratinga, Norte de Alagoas, além da entrega do Prêmio de Gestão da Aprendizagem aos municípios alagoanos que se destacaram por seus resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental em 2021.

O professor e consultor Eduardo Shinyashiki fechou a programação do primeiro dia com a palestra “Competências Socioemocionais e o seu papel transformador na aprendizagem”.

 

Fonte: Undime