Carregando

Coleta da 1ª etapa do Censo Escolar termina no dia 1º de agosto

07/07/2022 | Inep

Responsáveis devem declarar os dados por meio do Sistema Educacenso, que apresenta novidades para atender às reformas educacionais recentes

 

A coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2022 termina no dia 1º de agosto. Os usuários, responsáveis pela declaração das informações, devem preencher os formulários de modo on-line, no Sistema Educacenso, ou realizar a migração dos dados. O sistema apresenta novidades em relação à última edição da pesquisa. As alterações visam a atender as reformas educacionais recentes, como a implementação do Novo Ensino Médio e do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Na primeira etapa da pesquisa, são apurados dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. A última quarta-feira do mês de maio, instituída como o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, é a data de referência para a declaração das informações no sistema.

Após a conclusão dessa etapa, tem início a coleta da segunda etapa do Censo Escolar com a apuração das informações relativas ao “movimento” — quantos alunos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram — e ao “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados —, ao término do ano letivo. A divulgação dos dados finais da primeira etapa no Diário Oficial da União está prevista para a segunda quinzena de dezembro.

Acesse o Sistema Educacenso

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Fonte: Inep